Por

ONDA-Autismo

"Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas"

Instagram AutorYoutube Autor

Lançamento do livro “A princesa dos pés coloridos”

25 de outubro de 2021

Tempo de Leitura: 3 minutos

Tismoo Biotech

Por Jeane Rodrigues Cerqueira

Conselheira Estadual da ONDA-Autismo, Terapeuta, escritora, mãe atípica, autista.

 

O livro “A princesa dos pés coloridos” baseia-se na minha própria história de vida. E quando pensei em escrever uma história infantil, dedicada às crianças autistas, logo pensei na criança que fui. O diagnóstico do meu autismo foi tardio e recente. Mas o TEA sempre esteve lá! E minha infância foi marcada pela baixa autoestima e pela insegurança. Outra coisa que me inspirou foi o fato de eu preferir andar descalça. Mas não se pode andar descalço por aí. Não se quisermos ser socialmente bem aceitos.

 

Então, eu uni o fato da personagem principal, a princesa Ana, ter medo de apresentar sua característica pessoal tão peculiar – os pezinhos coloridos – aos outros, ao fato de ela passar a andar descalça quando se aceita como é. Então, decide não mais escondê-los, andando e correndo com os pés descalços pelo castelo e pelo reino.

Quando apresentei a ideia e a história para a Onda – Autismo, foi logo aceita, visto que a Organização dá ênfase à representatividade e está em consonância com o conceito moderno de neurodiversidade.

Assim, acreditamos que todas as configurações cerebrais devem ser respeitadas e auxiliadas nas suas dificuldades, bem como nas suas potencialidades.

 

É justamente esse meu objetivo com a história. Para isso, utilizei elementos lúdicos para trazer à tona uma temática tão importante como o respeito às diferenças. A personagem principal é uma princesa, e os acontecimentos se dão em um castelo. As ilustrações foram feitas à mão e ressaltam as cores e as características pessoais da princesa, que tem os pezinhos coloridos.

 

Com isso, esperamos atrair a atenção e o interesse das crianças em ambiente escolar, clínico e em casa nos momentos em família. Além disso, pensei também em escolher como personagem principal uma menina, para trazer assim ao conhecimento da sociedade a existência de meninas autistas e que o Autismo não é somente azul, mas colorido! As ilustrações foram feitas por Rayana Toledo, que, além de artista plástica, é minha prima e amiga, razão pela qual conta que se inspirou em mim quando criança para poder dar vida à personagem.

 

O prefácio foi honrosamente escrito pela minha amiga – a professora Cláudia Moraes, Vice-Presidenta da Onda – Autismo, mãe de autista, e umas das maiores referências em Ensino Estruturado no país. Assim, o Projeto destaca um período tão importante da vida da pessoa: a infância. Um período crucial para o desenvolvimento humano como um todo. Ou seja, as experiências, os aprendizados, as memórias, sejam elas positivas ou não, que adquirimos nela, irão nos acompanhar a vida toda. Com as crianças autistas não é diferente. Infelizmente, muitas delas sofrem o bullying, o preconceito e o capacitismo. Em virtude disso, acabam apresentando baixa autoestima e dificuldades com a autoaceitação.

O livro foi idealizado por mim enquanto Conselheira Estadual da Onda – Autismo, mãe atípica, terapeuta e pessoa autista, o que me trouxe contato direto com familiares de autistas, especialmente as mães, que sempre me relatam a baixa autoestima e a necessidade da representatividade para crianças autistas. Foi pensando em todo esse contexto que o livro nasceu! Para que as crianças atípicas se sintam representadas e sejam beneficiadas com um processo de elevação da autoestima. E para que as crianças típicas percebam e sintam toda a beleza que existe nas diferenças e aprendam sobre conceitos tão importantes como empatia e respeito ao que é diferente.

 

O livro será disponibilizado para download gratuito no formato digital (e-book), por meio das plataformas oficiais da Onda – Autismo.

Compartilhe

Comentários

Fique por dentro das últimas notícias!
Assine a nossa News.

Autistas discutem em podcast o fim do diagnóstico de Síndrome de Asperger — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Introvertendo

Autistas discutem em podcast o fim do diagnóstico de Síndrome de Asperger

/
Por Redação do Canal Autismo
O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com…
Carteira de identificação de autistas é lançada em Rondônia— Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Governo de Rondônia

Carteira de identificação de autistas é lançada em Rondônia

/
Por Redação do Canal Autismo
O governo do estado de Rondônia lançou, nesta terça-feira…
Não sabia que minha filha era autista. E nem eu — Canal Autismo / Revista Autismo

Não sabia que minha filha era autista. E nem eu

/
Por Selma Sueli Silva
Ainda hoje, eu consigo rir de mim mesma quando olho para trás.…