17 de julho de 2024

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Fui diagnosticado com autismo! E agora?

O Diagnóstico Tardio de Autismo e/ou TDAH pode assustar a muitos adultos. Mas, aqui, no Mundo Autista, vemos isso como um leque de possibilidades positivas. Ou seja, uma revelação que pode mudar para melhor a vida de muitos adultos! E é sobre isso que Sophia vem nos falar nesta vibrante entrevista com o Nutricionista Vitor Prata. Ele teve diagnóstico recente de TEA e de TDAH tardio. Portanto, já na vida adulta!

O diagnóstico tardio do autismo e do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em adultos pode ser um processo emocionalmente desafiador. Muitas vezes, esses indivíduos enfrentaram dificuldades não compreendidas ao longo da vida. Por isso, o reconhecimento tardio desses transtornos pode trazer uma melhor compreensão de si mesmos. E, com o apoio adequado, promover mudanças significativas em suas vidas.

Publicidade
Tismoo.me

Identificação tardia de autismo em adultos

Assim, a identificação tardia permite que adultos autistas ou com TDAH desenvolvam estratégias para lidar com suas características específicas, além de buscar terapia e apoio para melhorar a qualidade de vida e a inclusão social. Além disso, relatos de autistas adultos destacam os desafios cotidianos e o impacto do diagnóstico em suas trajetórias, evidenciando a importância de uma abordagem sensível e compreensiva.

Vitor de Paula Prata é nutricionista especializado em Nutrição Clínica com experiência em consultoria e ensino. Também atende a pessoas Neurodivergentes (TEA e TDAH).

COMPARTILHAR:

Jornalista, escritora, apresentadora, pesquisadora, 24 anos, diagnosticada autista aos 11, autora de oito livros, mantém o site O Mundo Autista no portal UAI e o canal do YouTube Mundo Autista.

Estudante autista promove inclusão e arte sustentável em Conselheiro Lafaiete (MG)

Pastor no Pará afirma que autismo é ‘visita do diabo no ventre das desprotegidas’

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)