1 de dezembro de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

Dez anos atrás estava sendo sancionada a Lei Berenice Piana — oficialmente, a lei número 12.764/2012, que instituiu a “Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”. Para dizer o mínimo, foi um marco na história dos direitos dos autistas no Brasil.

Não há dúvida de que a ação de Berenice Piana e de Ulisses da Costa Batista, as duas pessoas que mais se destacaram à frente da criação da lei (ou na reta final de sua criação) foram determinantes para o objetivo alcançado. É indiscutível.

Publicidade
ExpoTEA

Mas precisamos aqui fazer justiça e destacar que a lei também foi fruto da luta e do trabalho de muita gente, e de muito tempo antes de 2012, claro. A maioria desses coadjuvantes são anônimos que jamais serão reconhecidos, mas que tiveram um papel importante nessa conquista. Centenas, senão milhares de pessoas que contribuíram, alguns num árduo trabalho décadas atrás, singelamente enviando e-mails e mensagens para cobrar as autoridades, alguns ainda acionando os poderes locais para tentar mudar a realidade do seu município. Todos, sem exceção, são parte dessa conquista. Uma vitória coletiva.

E, logicamente, o décimo aniversário da lei é o tema da reportagem de capa desta edição número 19 da Revista Autismo. Contar a história completa, mostrando todos os atores dessa ação e todas as perspectivas eu diria que é uma missão impossível. Seria necessário escrever um livro (fica aí uma ideia!) detalhando as mais diversas visões e todos os detalhes dessa jornada tão rica de personagens e de minúcias.

Para que tivéssemos uma reportagem com tamanho “publicável” na revista, optei por mostrar, majoritariamente, a perspectiva da mãe homenageada com o nome da lei. É um recorte de uma história com tantos emaranhados.

Agora, temos que construir os próximos dez anos dos direitos dos autistas no Brasil.

Espero que goste desta revista! E um Feliz 2023!

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Revista Autismo número 19 — índice

André e a Turma da Mônica em: Estímulos sensoriais demais

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)