Por

Francisco Paiva Jr.

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Facebook de Francisco Paiva Jr.Linkedin de Francisco Paiva Jr.Twitter de Francisco Paiva Jr.Instagram de Francisco Paiva Jr.Canal no Youtube de Francisco Paiva Jr.

Editorial — Revista Autismo nº 16

1 de março de 2022Capa da Revista Autismo nº 16 - Canal Autismo / Revista AutismoRevista Autismo

Tempo de Leitura: < 1 minutoChegamos a mais um Dia Mundial de Conscientização do Autismo, mais um 2 de abril. Ainda sob uma pandemia, o que limita os eventos e manifestações públicas e nos exige muita criatividade para romper a bolha da comunidade ligada ao autismo e conseguir comunicar uma mensagem de conscientização à sociedade.

Conscientizar para incluir, em todos os aspectos, em todas as áreas a pessoa autista para que seus direitos — os escritos e os não escritos — não sejam negados, tolhidos ou limitados. Incluir.

Academia do Autismo

Conscientizar em busca da aceitação, seja da sociedade para com os autistas, sejam entre os próprios autistas, sejam de pais a seus filhos ou outros autistas da comunidade ou vice-versa. Aceitar é o primeiro passo para a busca de uma melhor qualidade de vida, independente de quais sejam os desafios de cada um, de cada história, de cada contexto. Aceitar inclui!

Conscientizar a fim de mais diagnósticos, mais informação, mais gente autista que possa saber que é autista, mais pais que não só corroboram a hereditariedade (de cerca de 81%) apontada por estudos científicos, mas que possam reconhecer-se a si mesmos autistas e lidar com suas questões pessoais com mais propriedade, mais suporte, mais ajuda, mais autoaceitação e mais compreensão e mais tolerância com seus filhos e a comunidade como um todo. Diagnóstico inclui.

Conscientizar por respeito e menos preconceito, por um olhar mais vigoroso sobre os potenciais em detrimento das limitações, mais valorização das habilidades que das fraquezas. Respeito inclui.

Por fim, todo mundo tem o direito de ser respeitado e incluído, por isso: lugar de autista é em todo lugar!

(Este foi o editorial da Revista Autismo nº 16, para o trimestre de março/2022 a maio/2022 — veja aqui o índice da edição completa ou baixe a versão digital neste link)

Compartilhe

Comentários

Neurodiversidade na IBM Brasil — Canal Autismo / Revista Autismo

Neurodiversidade na IBM Brasil

/
Por Selma Sueli Silva
No dia 12 de abril deste ano, a IBM Brasil realizou o evento…
Rio Branco, no Acre, terá semana de conscientização sobre o autismo — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / G1

Rio Branco, no Acre, terá semana de conscientização sobre o autismo

/
Por Redação do Canal Autismo
Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco, no Acre, sancionou a lei…
Adolescente autista lança primeiro livro — Canal Autismo / Revista Autismo

Adolescente autista lança primeiro livro

/
Por Redação do Canal Autismo
Pedro Henrique, de 17 anos, está iniciando sua trajetória como…