Por

ONDA-Autismo

Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas

Instagram de ONDA-AutismoCanal no Youtube de ONDA-Autismo

Boas Festas e agradecimento

20 de dezembro de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

Por Fábio Cordeiro

Presidente da ONDA-Autismo;
Mais um ano que vai chegando ao fim.

O ciclo de 2021 foi mais um cheio de desafios, com dificuldades ainda pela questão da pandemia e também por diversos casos de retrocessos na nossa caminhada por um mundo mais inclusivo que abrace toda a diversidade humana.

Academia do Autismo
Em tempos extremos, todas as pessoas saem de alguma forma prejudicadas. Porém, as minorias, por serem mais vulneráveis, acabam por sentir mais o golpe. Por isso, é preciso que olhemos ainda mais para esse grupo de pessoas que sentem dia após dia na pele as imensas barreiras que existem em nossa sociedade e que, nessa fase difícil em que o mundo se encontra, se tornam ainda mais evidentes.
Dentro de qualquer contexto social, existem os excluídos e menos favorecidos. E aí vão se intensificando os desfavorecimentos e as exclusões à medida que vão se somando às vulnerabilidades, e a pandemia explicitou ainda mais esses problemas.
Nesse contexto, é que se fazem ainda mais necessárias nossas batalhas para uma comunidade baseada na equidade e no respeito a todas as maneiras de existir.
Como organização, apesar de todas essas dificuldades, a ONDA-Autismo chega ao final deste ano com um saldo positivo. Muitos projetos sendo executados na prática nas áreas social, de educação, saúde, segurança entre tantas outras, mostrando que é possível, com dedicação e muito trabalho, informar e conscientizar, pois é passando o conhecimento que será possível a inclusão de fato.
Nessa caminhada, também ficamos gratificados, pois percebemos que as pessoas querem adquirir esse conhecimento e, durante os vários momentos em que a Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas, através desses vários projetos, se comunicava com a sociedade em geral, sociedade essa que conhece pouco ou quase nada sobre autismo, pudemos perceber o quanto as pessoas ficaram felizes e interessadas em aprender sobre o TEA e a realidade das pessoas que estão no espectro do autismo.
Para que pudéssemos ter o alcance cada vez maior no compartilhamento da informação, contamos com uma estrutura de muitas pessoas dedicadas que fazem parte da ONDA-Autismo, doando seu trabalho e dedicação. E já que acreditamos que inclusão é informação, não podemos deixar de citar também as parcerias com o Instituto Autismos, que sempre caminha ao nosso lado nessa missão, e também ao Canal Autismo e ao seu editor Paiva, que propícia esse espaço no maior instrumento da América Latina para conteúdo sobre TEA, favorecendo a multiplicação da conscientização.
Para o ano de 2022, seguimos juntos e fortes nessa ONDA que chegou para ficar e somar na construção de uma realidade na qual a diversidade seja exaltada.
Obrigado!

Fábio Cordeiro

Compartilhe

Comentários

Quem é Emerson Damasceno, novo presidente da comissão de autismo da OAB Nacional — Canal Autismo / Revista Autismo

Quem é Emerson Damasceno, novo presidente da comissão de autismo da OAB Nacional

/
Por Redação do Canal Autismo
O advogado Emerson Maia Damasceno é o novo presidente da Comissão…
Mães denunciam agressões contra crianças autistas em clínica no interior de São Paulo — Canal Autismo / Revista Autismo
Maior parque aquático do país inaugura atividades com acessibilidade para autistas — Canal Autismo / Revista Autismo