Fabio Cordeiro, o "Aspie Sincero"

Por

Fabio Cordeiro, o "Aspie Sincero"

"Presidente da REUNIDA-Autismo e membro do Conselho de Autistas; ativista; administrador da página @aspiesincero no Instagram, servidor público federal, palestrante e escritor."

Instagram Autor

Autista é escolhido para presidir a Reunida-Autismo pela primeira vez

1 de junho de 2021Reunida-Autismo - Canal Autismo / Revista AutismoReunida-Autismo

Tempo de Leitura: 2 minutos

Decisão é um marco na jornada da conscientização e inclusão das pessoas com TEA na sociedade brasileira

A Reunida-Autismo — Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas —, que tem como missão promover e/ou fazer cumprir as políticas públicas com base nos direitos das pessoas com TEA, dá mais um passo enorme na direção da verdadeira representatividade das pessoas autistas em nossa sociedade.

Firmando-se definitivamente como uma das grandes instituições em nosso país, quando tratamos do espectro do autismo, na vanguarda do respeito aos conceitos da neurodiversidade, do lugar de fala e do protagonismo dos autistas, a Rede me anunciou como seu novo presidente: “Fábio Cordeiro, 41 anos, autista e ativista da causa, para exercer o papel de liderança, dar voz e trabalhar em prol de toda a comunidade do autismo, contribuindo com sua perspectiva e visão — de alguém que vê o mundo do lado de dentro do espectro —, e que atua para que a maneira de existir das pessoas autistas seja respeitada com mais equidade, sem preconceito e sem intolerância”.

A importância de termos à frente da Reunida-Autismo uma pessoa que estampa um dos valores fundamentais nessa caminhada — o clamor do “nada sobre nós sem nós”, nada sobre as pessoas autistas sem que os principais envolvidos, os próprios autistas, sejam ouvidos e realmente levados em consideração, que suas demandas sejam sanadas —, é o maior ganho que a comunidade autista poderia ter nesse sentido, pois ao constituir essa nova fase de organização e trabalho, ficam claros o objetivo e os caminhos que essa organização busca seguir.

Primeiras palavras

Minhas primeiras palavras, como presidente da Reunida-Autismo foram:

Recebo essa missão com muito orgulho, e estejam certos que podem contar comigo para o que for possível na luta por inclusão e respeito.

Às pessoas autistas, contem comigo! Eu não sou a voz do autismo, mas busco dar voz aos Autistas. Através de mim sintam-se representados e tenham liberdade para contribuir com suas experiências para que cresçamos juntos.

Pais, mães, todos os familiares, profissionais e pessoas simpatizantes da causa, também podem contar comigo para alcançarmos o bem comum. Aqui busco união, porque unidos é que alcançaremos nossos objetivos.

O protagonismo autista importa, representatividade importa, a voz dos autistas importa e agora é a vez do autista. Venham comigo!”

Compartilhe

Comentários

Fique por dentro das últimas notícias!
Assine a nossa News.

Sobre autistas, sincericídio e padrões do cérebro neurodivergente

/
Selma Sueli Silva Por Selma Sueli Silva
A busca de autistas por padrões para compreender o mundo à…
Quantos autistas há nas universidades brasileiras? — Revista Autismo

Coletivos de autistas expandem entre universidades públicas

/
Avatar Por Redação do Canal Autismo
Autistas universitários tem criado, em todo o país, os chamados…