Por

Fabio Cordeiro, o "Autie Sincero"

Presidente da ONDA-Autismo e membro do Conselho de Autistas; ativista; administrador da página @autiesincero no Instagram, servidor público federal, palestrante e escritor.

Instagram de Fabio Cordeiro, o

Autista é escolhido para presidir a Reunida-Autismo pela primeira vez

1 de junho de 2021Reunida-Autismo - Canal Autismo / Revista AutismoReunida-Autismo

Tempo de Leitura: 2 minutos

Decisão é um marco na jornada da conscientização e inclusão das pessoas com TEA na sociedade brasileira

A Reunida-Autismo — Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas —, que tem como missão promover e/ou fazer cumprir as políticas públicas com base nos direitos das pessoas com TEA, dá mais um passo enorme na direção da verdadeira representatividade das pessoas autistas em nossa sociedade.

Academia do Autismo

Firmando-se definitivamente como uma das grandes instituições em nosso país, quando tratamos do espectro do autismo, na vanguarda do respeito aos conceitos da neurodiversidade, do lugar de fala e do protagonismo dos autistas, a Rede me anunciou como seu novo presidente: “Fábio Cordeiro, 41 anos, autista e ativista da causa, para exercer o papel de liderança, dar voz e trabalhar em prol de toda a comunidade do autismo, contribuindo com sua perspectiva e visão — de alguém que vê o mundo do lado de dentro do espectro —, e que atua para que a maneira de existir das pessoas autistas seja respeitada com mais equidade, sem preconceito e sem intolerância”.

A importância de termos à frente da Reunida-Autismo uma pessoa que estampa um dos valores fundamentais nessa caminhada — o clamor do “nada sobre nós sem nós”, nada sobre as pessoas autistas sem que os principais envolvidos, os próprios autistas, sejam ouvidos e realmente levados em consideração, que suas demandas sejam sanadas —, é o maior ganho que a comunidade autista poderia ter nesse sentido, pois ao constituir essa nova fase de organização e trabalho, ficam claros o objetivo e os caminhos que essa organização busca seguir.

Primeiras palavras

Minhas primeiras palavras, como presidente da Reunida-Autismo foram:

Recebo essa missão com muito orgulho, e estejam certos que podem contar comigo para o que for possível na luta por inclusão e respeito.

Às pessoas autistas, contem comigo! Eu não sou a voz do autismo, mas busco dar voz aos Autistas. Através de mim sintam-se representados e tenham liberdade para contribuir com suas experiências para que cresçamos juntos.

Pais, mães, todos os familiares, profissionais e pessoas simpatizantes da causa, também podem contar comigo para alcançarmos o bem comum. Aqui busco união, porque unidos é que alcançaremos nossos objetivos.

O protagonismo autista importa, representatividade importa, a voz dos autistas importa e agora é a vez do autista. Venham comigo!”

Compartilhe

Comentários

Dislexia e suas relações com o autismo é tema de podcast — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Introvertendo

Dislexia e suas relações com o autismo é tema de podcast

/
Por Redação do Canal Autismo
O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com…
Neurodiversidade na IBM Brasil — Canal Autismo / Revista Autismo

Neurodiversidade na IBM Brasil

/
Por Selma Sueli Silva
No dia 12 de abril deste ano, a IBM Brasil realizou o evento…
Rio Branco, no Acre, terá semana de conscientização sobre o autismo — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / G1

Rio Branco, no Acre, terá semana de conscientização sobre o autismo

/
Por Redação do Canal Autismo
Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco, no Acre, sancionou a lei…