6 de março de 2026

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, feito por autistas adultos e voltado a discutir vivências no espectro, publicou nesta sexta-feira (6) o episódio 290. A conversa contou com a participação de Gustavo Borges e Izabella Pavetits, que receberam o comediante, publicitário e criador de conteúdo Deco Machado para falar sobre sua trajetória pessoal e profissional.

Durante o episódio, Deco relatou como transformou experiências ligadas ao autismo em material para apresentações de stand-up. “Num show, 90% das vezes eu vou falar durante uma hora, sozinho, num ambiente que eu sei o quanto de luz que vai ter e o quanto de som que vai ter. É um ambiente totalmente controlado pra mim”, afirmou.

Publicidade
Genioo

Deco também comentou as frequentes tentativas de invalidação do diagnóstico que recebe nas redes sociais por causa de sua atuação como comediante. Na ocasião, relembrou ainda seu histórico de desenvolvimento e acompanhamento terapêutico desde a infância. Segundo ele, parte de sua capacidade atual de comunicação está ligada a anos de intervenções e experiências.

“Eu era semi-verbal até os 16 anos. Fiz terapia desde os oito, fiz teatro e tive hiperfoco em comunicação. Se você me comparar com quem eu era criança, eu chorava porque meus pais me obrigavam a falar com o atendente”, disse.

Ao comentar sua relação com a militância e a representação política de autistas, ele disse que prefere atuar por meio da comunicação e do humor. “Se um autista, por exemplo, que não é verbal, mas faz texto nas redes sociais, com o mesmo assunto que eu faço, vão ver de outro jeito. A minha luta é pra eu ser validado dentro da comunidade [do autismo] ainda. E eu sinto que a minha validação dentro da comunidade só vai vir quando externamente me validarem também”, argumentou.

Deco também falou sobre sua atuação nas redes sociais, onde costuma responder críticas utilizando as próprias respostas como forma de divulgação de informações sobre autismo. Além disso, também falou sobre seu hiperfoco em música (especialmente a banda The Beatles), umbanda e sobre sua bissexualidade.

O episódio está disponível em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e CastBox, além de uma versão em vídeo no YouTube do NAIA Autismo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

Parque alagável, em Recife, receberá corrida de autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine aqui a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)