Tempo de Leitura: < 1 minuto
O Paraná alcançou um marco significativo, de acordo com o site do governo paranaense, o estado registrou a emissão de 48.311 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) ao longo dos últimos cinco anos — a legislação federal foi implementada em 2019.
Instituída para assegurar o atendimento prioritário e o acesso a direitos de indivíduos com TEA em serviços públicos e privados, a Ciptea é um instrumento essencial. A coordenação da iniciativa está a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef), refletindo um empenho em fortalecer as políticas públicas de inclusão e facilitar a identificação das necessidades específicas da pessoa neurodivergente em diversos ambientes.
Inclusão e Acesso
A solicitação da Ciptea é realizada por meio de uma plataforma online (carteiradoautista.pr.gov.br), buscando simplificar o processo e tornar o acesso mais eficiente para as famílias. A contínua dedicação à atualização dos registros e à expansão da abrangência da carteira reforça o compromisso do Paraná em promover a cidadania plena e a equidade para a comunidade neurodivergente.
Detalhes completos sobre a emissão das carteiras e o programa estão disponíveis na reportagem original do Governo do Paraná, acessível neste link.
Canal Autismo





