Tempo de Leitura: < 1 minuto
—Após seis anos de pausa, nos próximos dias 4 e 5.dez.2025 o Congresso Anual de Transtorno do Espectro Autista (Conatea) está de volta. Organizado por professores e alunos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o evento retoma suas atividades em 2025 com a proposta de renovar discussões fundamentais sobre o autismo. As duas primeiras edições — realizadas em 2018 e 2019 — marcaram a inserção do tema no calendário acadêmico da instituição, antes de a pandemia de Covid-19 interromper sua continuidade.
Com o tema central “O autismo como campo de diálogo entre corpo, ciência e comunidade”, a edição de 2025 busca integrar diferentes perspectivas sobre o transtorno do espectro do autismo (TEA). A proposta é fortalecer a troca entre pesquisadores, profissionais da saúde, estudantes e a sociedade, aprofundando reflexões que conectam dimensões biológicas, sociais e culturais do autismo.
O retorno do Conatea também pretende reaproximar a comunidade acadêmica e estimular a construção coletiva de conhecimento. Segundo a organização, esta nova edição foi pensada como um reencontro, valorizando a relevância dos debates suspensos em 2020 e abrindo espaço para novas agendas, pesquisas e experiências no campo do neurodesenvolvimento.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas online. Para mais informações, veja o perfil @conateaufrj; para participar do Conatea 2025 e acessar a programação completa, basta se cadastrar pelo link: https://doity.com.br/iiiconateaufrj.
Francisco Paiva Jr.





