Tempo de Leitura: 2 minutos
Começou nesta sexta-feira (19.set.2025) a 1ª Feira Literária da Pessoa com Deficiência (Fliped), no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000, no bairro da Liberdade, em São Paulo, SP). O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), faz parte das ações do Setembro Verde e segue até domingo (21).
A proposta é incentivar a produção literária de pessoas com deficiência e valorizar obras que abordem a temática, fortalecendo a inclusão, a acessibilidade e a diversidade no universo literário. A feira conta com sessões de autógrafos, vendas de livros, encontros com autores e atividades interativas com o público.
Abertura
A abertura aconteceu às 14h com a participação do escritor Marcelo Rubens Paiva, embaixador da Fliped, acompanhado da banda Lost In Translation. O show trouxe repertório de rock e folk, além da declamação de trechos do livro “Ainda Estou Aqui”, obra que inspirou o filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional de 2025.
Programação
Entre as atividades, jovens escritores com síndrome de Down, do Programa de Autodefensores e Autogestores do Instituto Simbora Gente, apresentaram o projeto colaborativo “Vamos Montar Uma Banda”. A autora e ilustradora surda Viviane Midori apresentou a coleção Varinha Libras, com histórias sobre o universo surdo.
Das 16h às 18h, a roteirista, produtora e diretora Giulia Nascimento ministrou oficina de criação literária para pessoas com deficiência e autismo, com foco na elaboração de contos curtos.
Editoras e estandes
O saguão do CCSP recebeu estandes de diversas editoras com títulos acessíveis e relacionados à temática da deficiência, entre elas: Mais Diferenças – Educação e Cultura Inclusivas, Fundação Dorina Nowill para Cegos e Editora Quatro Cantos. O funcionamento segue até às 20h.
Apoio
A Fliped é realizada em parceria com as secretarias municipais de Cultura, de Economia Criativa e de Educação, além de contar com apoio da Academia Paulista de Letras e da Academia de Contação de Histórias.
Mais informações podem ser consultadas no site da SMPED: prefeitura.sp.gov.br/web/pessoa_com_deficiencia.
Programação