27 de junho de 2025

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, feito por autistas adultos e dedicado a discutir vivências no espectro, publicou na sexta-feira (27) o episódio 262, intitulado Nosso Diagnóstico – parte 2. A conversa contou com a participação de Bruno Frederico Müller, Gustavo Borges, Izabella Pavetits e Maysa Antunes, todos diagnosticados com autismo apenas na vida adulta.

Os participantes abordaram como o acesso tardio à identificação do autismo influenciou suas trajetórias. Gustavo relatou que recebeu o laudo formal apenas aos 30 anos. Izabella contou que começou a suspeitar do autismo ao escutar o próprio podcast, da formação que existiu até 2023. Já Maysa narrou como dificuldades durante a pandemia a motivaram a buscar ajuda psicológica, levando à confirmação do diagnóstico. “Eu acho que fui me apegando à resposta antes de tê-la”, afirmou Izabella.

Publicidade
Genioo

Bruno relatou que inicialmente descartado por um psiquiatra que considerou seu comportamento como arrogância. Anos depois, uma conversa com o pesquisador Lucelmo Lacerda o incentivou a realizar uma avaliação mais aprofundada. “O que pra mim mudou foi que eu aprendi a me respeitar e me aceitar do jeito que eu sou”, declarou.

Os integrantes também abordaram o impacto do gênero na identificação do autismo. Izabella e Maysa refletiram sobre como meninas são socialmente incentivadas a se comportarem de forma mais quieta, o que pode camuflar sinais de autismo. Maysa explicou que sua hiperatividade mascarava outras características, como estereotipias. “Eu achava que era ansiedade”, comentou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo, além de uma versão em vídeo disponível no YouTube do NAIA Autismo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

Filme angolano sobre autismo estreia em Portugal

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)