24 de dezembro de 2025

Tempo de Leitura: 3 minutos

Em entrevista a esta Revista Autismo e ao canal Mundo Autista, o empresário Fábio Câmara compartilhou a extraordinária jornada do filho, Victor Beraldi. O jovem autista, que não é alfabetizado, já publicou dois livros: Minhas  Histórias Inventadas e Felizes e Metade Peixe, Metade Gente.

O Autor que Une Mundos

As histórias de Victor são marcadas por uma imaginação singular e altruísmo. No primeiro livro, ele descreve um orfanato onde as crianças são acordadas não por um alarme, mas por “pequenos cachorrinhos” que entram no dormitório para lamber seus rostos. “Ele tem um altruísmo gigantesco e sempre quer que todas as pessoas possam fazer tudo“, explica Fábio. 

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

Já o segundo livro é focado no hiperfoco em sereias. A obra nos apresenta uma coletânea de 31 histórias fantásticas onde a imaginação se mistura com a realidade. Cada narrativa acompanha personagens únicos que são metade seres aquáticos e metade humanos: golfinhos, focas, peixes-leão, baleias-orca, cavalos-marinhos e muitas outras criaturas do mar. 

Na Amazon, onde ambos os livros estão disponíveis, comentários destacam a sensibilidade do autor. Para a leitora Glaucimara, as histórias de Victor, embora pareçam fruto da ficção pura, são um reflexo da maneira singular como o autor vê e sente o mundo. Com isso, mostram a linha tênue entre o real e o imaginário e a habilidade do autor de transitar por esses dois universos.

Um Processo Criativo Único

A parceria literária entre pai e filho começou de forma inesperada, quando Victor, ainda criança, encontrou o pai escrevendo em seu escritório. “Ele passou e perguntou: ‘Papai, o que você está fazendo?’ E eu respondi… ‘estou escrevendo um livro’“, relatou Fábio. Ao ouvir do pai que aquilo era uma “profissão de escritor”, Victor declarou imediatamente: “Então papai, também quero ser escritor“. O desafio era claro: Victor não conseguia ler nem escrever. A solução de Fábio foi imediata: “Tá, vamos começar agora. Senta aí atrás de mim“.

Desde então, a dupla desenvolveu uma rotina de criação. Victor senta-se no escritório e começa a ditar as narrativas, que Fábio transcreve. Assim, cabe ao pai digitar e organizar o texto do filho, enquanto tenta ser “o mais fiel possível ao que ele fala“.

Uma Família Transformada

A jornada de Victor redefiniu a vida de toda a família. Fábio, antes executivo de uma multinacional, pediu demissão para fundar a própria empresa, buscando a flexibilidade e os recursos necessários para custear os tratamentos do filho. Sua esposa, psicóloga, redirecionou toda a sua carreira acadêmica: ela fez mestrado e doutorado, pesquisando sobre distúrbios infantis para ajudar o filho e outras pessoas com condições semelhantes.

Na entrevista, Fábio também abordou a difícil trajetória educacional de Victor, marcada pela rejeição em escolas regulares. Ele admite que a família se arrependeu de “insistir em acreditar no plano de inclusão do governo“, que não funcionou para o perfil de seu filho. A grande virada, segundo o pai, ocorreu quando Victor foi matriculado em uma escola especializada. “Quando caiu essa ficha, ele evoluiu gigantescamente”. Para Fábio, a lição disso é que o autista “precisa ter um atendimento personalizado“. 

O Poder da Autoestima

O maior ganho de todo o processo, como destaca Fábio Câmara, foi na autoconfiança de Victor. “Ele ganhou autoestima, porque agora para todo mundo ele fala: ‘Eu sou escritor, eu tenho meu dinheiro, eu faço as minhas coisas’“. Essa transformação permitiu que Victor parasse de se ver em um lugar de inferioridade e abraçasse as próprias diferenças. 

A vida de Victor, porém, não foi a única a se transformar pelo contato dele com a arte. “Cada um de nós que temos a sorte de interagir e de aprender com um autista… temos um caminho iluminado. E isso, sem dúvida, é uma missão espiritual“, arremata o pai, Fábio Câmara.

 

CONTEÚDO EXTRA

COMPARTILHAR:

Jornalista, escritora, apresentadora, pesquisadora, 24 anos, diagnosticada autista aos 11, autora de oito livros, mantém o site O Mundo Autista no portal UAI e o canal do YouTube Mundo Autista.

Carta para Blue

Publicidade
Assine a Revista Autismo

Relacionados

Assine aqui a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)