23 de outubro de 2021

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O pesquisador Simon Baron-Cohen veio a público se desculpar após o estudo Spectrum 10K receber críticas de autistas ativistas e de alguns familiares. A pesquisa consistia em coletar amostras de DNA de cerca de 10 mil autistas do Reino Unido.

“Pelo feedback que recebemos de pessoas autistas, suas famílias e instituições de caridade, percebemos que precisamos de uma consulta muito mais ampla, que não fomos suficientemente claros sobre os objetivos do estudo e que aspectos da nossa pesquisa precisam de mais discussão. Pedimos desculpa sem reservas por estas questões e por qualquer sofrimento que tenhamos causado”, disse Baron-Cohen.

Publicidade
ExpoTEA

A pesquisa estava sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Cambridge, da qual Baron-Cohen é professor e pesquisador, juntamente com o Autism Research Center, o Wellcome Sanger Institute e a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Apesar disso, autistas ativistas e organizações relevantes do Reino Unido, como a National Autistic Society, recusaram-se a contribuir com o estudo e se posicionaram contra o seu desenvolvimento.

O jornalista Liam O’Dell, que também é autista, divulgou uma série de matérias baseadas em emails de profissionais e documentos de hospitais e organizações que estariam envolvidas no estudo com base na Lei de Liberdade de Informação do país. Apesar de interrompido, o Spectrum 10K continua a ser alvo de debates, especialmente por conta de questões éticas relacionadas a pesquisa de DNA de um grupo vulnerável — no caso, os autistas.

COMPARTILHAR:

Jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e autor do livro "O que é neurodiversidade?".

O desabafo de uma mãe autista

Estudo indica que ocitocina não tem eficiência para autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)