Por

Tiago Abreu

Jornalista e fundador do podcast Introvertendo.

Facebook de Tiago AbreuTwitter de Tiago AbreuInstagram de Tiago AbreuCanal no Youtube de Tiago Abreu

Spectrum 10K: estudo genético sobre autismo é interrompido no Reino Unido após polêmica

23 de outubro de 2021Spectrum 10K: estudo genético sobre autismo é interrompido no Reino Unido após polêmica — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Cambridge IndependentImagem: Keith Heppell/Reprodução

Tempo de Leitura: < 1 minutoO pesquisador Simon Baron-Cohen veio a público se desculpar após o estudo Spectrum 10K receber críticas de autistas ativistas e de alguns familiares. A pesquisa consistia em coletar amostras de DNA de cerca de 10 mil autistas do Reino Unido.

“Pelo feedback que recebemos de pessoas autistas, suas famílias e instituições de caridade, percebemos que precisamos de uma consulta muito mais ampla, que não fomos suficientemente claros sobre os objetivos do estudo e que aspectos da nossa pesquisa precisam de mais discussão. Pedimos desculpa sem reservas por estas questões e por qualquer sofrimento que tenhamos causado”, disse Baron-Cohen.

Publicidade
Tismoo Biotech

A pesquisa estava sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Cambridge, da qual Baron-Cohen é professor e pesquisador, juntamente com o Autism Research Center, o Wellcome Sanger Institute e a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Apesar disso, autistas ativistas e organizações relevantes do Reino Unido, como a National Autistic Society, recusaram-se a contribuir com o estudo e se posicionaram contra o seu desenvolvimento.

O jornalista Liam O’Dell, que também é autista, divulgou uma série de matérias baseadas em emails de profissionais e documentos de hospitais e organizações que estariam envolvidas no estudo com base na Lei de Liberdade de Informação do país. Apesar de interrompido, o Spectrum 10K continua a ser alvo de debates, especialmente por conta de questões éticas relacionadas a pesquisa de DNA de um grupo vulnerável — no caso, os autistas.

Compartilhe

Metrô de SP dá treinamento sobre autismo a seus funcionários

Metrô de SP dá treinamento sobre autismo a funcionários após ajudar mãe com 2 filhos autistas

/
Por Redação da Revista Autismo
A Companhia do Metrô de São Paulo realizou um evento para discutir, de forma ampla e interativa, o autismo. As palestras aconteceram na semana passada, 17 de julho, no auditório da Unimetro, no Pátio Jabaquara. A iniciativa deu-se após um atendimento aos filhos de Ana Paula Chacur, mãe de dois autistas, e precisou da ajuda de dois funcionários do Metrô.
Podcast Introvertendo discute expectativas e frustrações de autistas — Revista Autismo

Podcast Introvertendo discute expectativas e frustrações de autistas

/
Por Redação da Revista Autismo
O podcast Introvertendo lançou, nesta sexta-feira (5), um episódio…

Nas bancas, personagem autista André é capa da revista da Turma da Mônica de julho

/
Por Redação da Revista Autismo
O personagem André, criado pelo desenhista Mauricio de Sousa em 2003, especialmente para falar sobre autismo, é capa e o tema da principal história em quadrinhos da revista Turma da Mônica nº 51, de julho de 2019 — "Tem lugar pra todo mundo nessa turma" (Editora Panini, 68 páginas, R$ 6,00).