Por

Francisco Paiva Jr.

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Facebook de Francisco Paiva Jr.Linkedin de Francisco Paiva Jr.Twitter de Francisco Paiva Jr.Instagram de Francisco Paiva Jr.Canal no Youtube de Francisco Paiva Jr.

Programa de empreendedorismo e autismo, ESA tem início com 2 projetos

14 de abril de 2022Reunião inaugural do Empreendedorismo Social com foco no Autismo (ESA) do Canal Autismo / Revista AutismoESA / Canal Autismo / Revista AutismoVideoconferência da reunião inaugural do Empreendedorismo Social com foco no Autismo (ESA).

Tempo de Leitura: 2 minutosHoje (14.abr.2022) aconteceu a reunião inaugural do programa de Empreendedorismo Social com foco no Autismo (ESA) atendendo dois projetos de negócios (saiba mais sobre o ESA aqui), que é liderado pelo estrategista de mercado Luiz Trivelatto e tem como objetivo oferecer mentoria gratuita a projetos que visem causar um impacto social no ecossistema do autismo e a pessoas autistas que queiram empreender.

Como um piloto do programa, o ESA começa mentorando dois projetos: o Matraquinha, de Wagner Yamuto junto com a esposa e o irmão, e o projeto Jovem Solidário, da psicóloga Paula Ayub. O foco do programa está em impulsionar iniciativas empreendedoras que buscam resolver as principais questões relacionadas ao autismo, além de iniciativas empreendedoras de pessoas autistas, e assim construir um futuro melhor, mais justo, mais inclusivo e, não só com mais diversidade, como também mais neurodiversidade.

Publicidade
Tismoo Biotech

ESG

O programa está totalmente alinhado com as tendências de “ESG” do mercado, tanto no social como na governança — a sigla vem do inglês Environmental (Ambiental, “E“), Social (Social, “S“) e Governance (Governança, “G“).
(Leia mais sobre a relação entre ESG e autismo no artigo “Vamos falar de ESG e inclusão?“, na Revista Autismo nº 15.)

Vamos falar sobre ESG e inclusão - Canal Autismo / Revista Autismo

Ilustração de Samanta Paiva para Revista Autismo nº 15.

Comandando o ESA, Luiz Trivellato, que é mentor de empresários e executivos, palestrante e educador, comemora o início dos trabalhos efetivos com os projetos desde seu início em agosto de 2020, depois de um período de preparação e estruturação do ESA e treinamento dos mentores voluntários. “Depois de um ano e meio de muita elaboração, o início do ESA é uma resposta às demandas de mercado, que já vem sendo cada vez mais inclusivo, com autistas colocados em grandes corporações e que vê, aos poucos, autistas trabalhando com empreendedores ou como empreendedores. O ESA é uma resposta à tempo a essas demandas e às oportunidades que o mercado traz e todo avanço tecnológico que se alinha aos interesses e à ‘pegada’ que muitos autistas têm”, salientou “Triva”.

Com grande experiência em inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o psicólogo Marcelo Vitoriano, um dos conselheiros do ESA, destacou a importância da iniciativa: “Precisamos falar sobre iniciativas de impacto social para a comunidade autista! Poder contribuir com o ESA, para o nascimento e consolidação destas iniciativas, é um privilégio para todos nós!”, disse ele, que é mestre em psicologia da saúde e CEO da Specialisterne Brasil.

O programa conta atualmente com três mentores voluntários: a professora universitária Alessandra Pontes; o publicitário Gian Franco Rocchiccioli; e o economista Odair Gomes Salles. Na próxima temporada as inscrições deverão ser abertas para novos projetos serem mentorados. Os interessados devem acompanhar no site: CanalAutismo.com.br/ESA.

Empreendedorismo Social com foco no Autismo (ESA) do Canal Autismo / Revista Autismo

Compartilhe

— Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Pixar

‘Float’, da Pixar, fala de autismo e outras condições

/
Por Redação da Revista Autismo
Qualquer semelhança da animação "Float" (em inglês, flutuador,…
Análise identifica os 102 genes mais importantes para o autismo — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Depositphotos

Análise identifica os 102 genes mais importantes para o autismo

/
Por Francisco Paiva Jr.
Com base numa análise do sequenciamento genético de mais de…