20 de junho de 2022

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (17) o seu 216º episódio, chamado “O Enquadramento da Experiência”. O conteúdo, que foi apresentado e narrado pelo jornalista Tiago Abreu, aborda o seguinte questionamento: autistas falam apenas sobre o seu próprio autismo ou podem falar com um olhar externo?

Segundo Tiago, o enquadramento da experiência é uma limitação de que autistas que participam do ativismo do autismo são apenas autistas. Na opinião do podcaster, isso não reflete a comunidade do autismo de fato. “A cada ano que passa, vamos descobrindo mães e pais de autistas que na verdade são autistas, profissionais conhecidos do autismo que se descobrem autistas, e por aí vai…”, afirmou.

Publicidade
ExpoTEA

Ele afirmou que o tema foi inspirado por uma situação desagradável durante uma entrevista. “Fui interrompido por uma colega de profissão quando tentei falar sobre o autismo de forma mais geral ou conceitual. Ao mesmo tempo, fiquei lembrando de quantas vezes fui chamado para eventos de autismo para falar apenas sobre o autismo em primeira pessoa. E comecei a perceber que já se tinha críticas parecidas em outros âmbitos feitos por outras minorias, como pessoas negras, LGBTs e até de outras deficiências. Queria fazer uma espécie de ensaio narrado e muita gente se identificou”, afirmou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Dia do Orgulho Autista é marcado por celebrações de autistas

‘Sou feliz assim’, diz professora diagnosticada tardiamente com autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)