7 de março de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

No dia 22 de março, acontece a aula inaugural e gratuita do movimento “Todo Autista Cresce”, que busca debater os desafios de pessoas adultas diagnosticadas com transtorno do espectro do autismo (TEA). A palestra será realizada às 20h, de forma online e gratuita, com o tema: O autista adulto e os outros – interação social.

A idealizadora e palestrante do projeto é a médica Raquel Del Monde, especialista em  autismo e mãe de um jovem autista. A especialista explica que o objetivo principal do movimento é desmistificar estereótipos sobre pessoas com TEA, compartilhando conhecimentos científicos e levantando questões específicas da vida adulta.

Publicidade
Congresso Extraordinário

Desde o diagnóstico de seu filho, em 2006, ela se dedica a estudar o autismo e tem como missão disseminar e ampliar as informações referentes às pessoas neurodivergentes. “A minha experiência com meus pacientes e como mãe atípica fez com que eu percebesse a urgência de se desenvolver iniciativas nesta área, principalmente àquelas voltadas para o público adulto, cujas necessidades são frequentemente ignoradas ou minimizadas”, explica ela.

Autismo e interações sociais

Ainda segundo Raquel, a temática da aula de lançamento do movimento abordará os aspectos que regem as interações sociais e como eles afetam a vida dos autistas ao longo do tempo.

“Uma boa comunicação é a base de relações afetivas saudáveis e prazerosas. Mas não só disso: também é a ferramenta mais importante para navegar o mundo social de forma geral, para interagir com colegas de escola, para se sair bem numa entrevista de emprego, para deixar nossa marca no mundo. Pessoas autistas enfrentam dificuldades diversas na comunicação social e isso pode ter um impacto gigante em suas vidas”, afirmou.

Inscrições

Os interessados em assistir a aula inaugural podem se inscrever de forma online e gratuita através deste link.

Durante a conversa ao vivo do dia 22 de março, a médica fará o lançamento de seu primeiro curso online: “Todo Autista Cresce”, que tem como público-alvo os próprios autistas, familiares, terapeutas, educadores, médicos e pessoas interessadas na área. O curso terá uma carga horária de 6 horas e será composto por 12 módulos. Os participantes terão acesso a uma plataforma online com 40 aulas gravadas pela médica Raquel Del Monde, 7 aulas bônus, 2 encontros ao vivo e material complementar em PDF.

 

CONTEÚDO EXTRA

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Aracaju recebe evento sobre autismo

Arte e autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)