1 de março de 2020

Tempo de Leitura: 4 minutos

Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas

Fatima de Kwant

A primeira semana de 2020 trouxe uma notícia que movimentou as redes sociais dos seguidores de comunidades do autismo: o surgimento de um movimento pelos direitos dos autistas — Reunida, a Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas.

Para muitos uma novidade; para outros, uma surpresa, pois a Reunida quase existiu há mais de dois anos. 

Publicidade
ExpoTEA

No verão de 2017, alguns ativistas se reuniram e idealizaram uma Rede que abrangesse o amplo espectro do autismo, em todos os seus graus e idades, sem hierarquia, com representação em cada município de todos os estados do país. Cinco pessoas se encontraram e sonharam, juntas, um sonho , para que os autistas do Brasil obtivessem acesso aos direitos conquistados por lei.

O sonho cresceu, amadureceu e foi chamado de Reunida pelo seu idealizador-mor, o falecido ativista Ronaldo Cruz (RN). O título remete à base de todo o projeto que visa ao sucesso coletivo: a união de pessoas que comungam os mesmos objetivos.

Logo após sua criação, mais de 500 pessoas de várias cidades espalhadas pelos estados do Brasil se filiaram ao movimento. A comunicação era, primordialmente, feita através de um grupo no aplicativo Whatsapp. Desse modo, tentava-se saber o que seria necessário para conduzir um movimento que representasse todos. Na prática, a comunicação ficou prejudicada pela ausência de alguns participantes, a presença em excesso de outros, e por situações de ordem pessoal na vida de alguns dos membros criadores do movimento. Os reveses atrasaram o lançamento oficial e, meses após os preparativos para a oficialização, Ronaldo Cruz veio a falecer. O movimento ficou órfão. Sem seu mentor, a Rede Unificada não encontrou a inspiração para seguir adiante. Porém, dois anos depois, fortalecidos pelo legado de um grande exemplo, alguns de seus antigos componentes retomaram os planos de então, apesar de bastante adaptados para a situação atual do autismo.

Reunida — Revista Autismo

 

Conselhos

 

A Reunida não tem presidência e funciona de um modo a que nunca uma só pessoa tenha o poder de decisão, mas todo o staff. A direção é composta por nove pais e mães de autistas, chamados de “conselheiros de honra”. Estes ativistas são os idealizadores da segunda edição do movimento: Berenice Piana (RJ), Bruna Priscila (RN), Carolina Spinola (MS), Claudia Moraes (RJ), Fatima de Kwant (Holanda), José Muniz (RJ), Karla Jones (PB), Nilton Salvador (PR) e Ulisses da Costa (RJ).

Além dos conselheiros de honra, a Reunida conta com conselhos federaisestaduais e municipais, com representantes em todo o país, além dos chamados “conselhos extraordinários”, formados por quatro conselhos: o de ética, de apoio jurídico, de profissionais e o da pessoa autista/asperger.

Todos os conselhos são formados com vista ao excelente funcionamento da Reunida no que concerne às normas e valores da entidade, à coerência com o estatuto da entidade, ao respeito e seguimento das leis vigentes, à assistência de profissionais idôneos nas eventuais questões dos conselhos municipais e estaduais, às questões concernentes às pessoas autistas/asperger (com capacidade comunicativa e cognitiva) de auto-representação e de representação de outras pessoas dentro do espectro do autismo.

Missão

A Reunida veio  somar-se às lutas existentes e preencher um espaço para quem ainda não se sente representado. O foco é o cumprimento da Lei 12.764 de 2012 – que já completou sete anos de sanção, porém, não é aplicada. 

Segundo Berenice Piana, uma das conselheiras de honra e co-autora da lei que leva seu nome, “vamos reivindicar políticas públicas para que todo e qualquer autista do Brasil receba o que almeja, seja em forma de tratamento gratuito, rápido e de qualidade, atendimento multidisciplinar, inclusão escolar, inclusão social, inclusão no mercado de trabalho, aprimoramento do ensino especializado, ou simplesmente respeito da sociedade.”

Membros

Autistas, seus pais e mães, familiares, associações, profissionais e pessoas simpatizantes da luta pelos direitos dos autistas formam a Reunida.

Os filiados serão a inspiração do Movimento: o que querem? O que falta para que seus direitos sejam encontrados? Como desejam ser representados? Os membros da Reunida são aqueles que irão determinar o que a Rede irá reivindicar.

Brasil: o autismo pede socorro

O slogan da Rede traduz o desejo de tirar o autismo no Brasil do descaso no qual se encontra.

No cenário atual, em várias cidades do país, pais e mães de autistas mais severos, sem recursos, me procuram, pedindo ajuda, tratamento ou Moradia Assistida (uma forma de residência terapêutica), para seus filhos. Eu posto seus casos nas minhas redes sociais e aguardo apoio do meu network, mas é muito pouco em vista do número de famílias pedindo socorro. É preciso haver políticas públicas para que não só alguns, mas todos consigam seus direitos

Algumas das diretrizes da Reunida são o tratamento multidisciplinar, o apoio à inclusão escolar e a escolas especializadas, a inclusão social e no mercado de trabalho, as moradias assistidas, o acolhimento e atendimento às famílias de autistas como um todo, o combate ao bullying e à discriminação do autista, entre outras.

A Reunida é uma alternativa a mais na luta pelos direitos dos autistas no Brasil e de suas famílias, tendo como base as reivindicações de seus filiados. 

Pré-filiação

A Rede Unificada recebe as pré-filiações através de preenchimento online do formulário pelo link http://tiny.cc/reunida a ser entregue no inbox da página pública no Facebook: fb.com/ReunidaAutismo.

Ao contrário da Reunida de 2017, quando qualquer pessoa que preenchia o formulário já se filiava, a segunda versão do movimento vai considerar a motivação de quem deseja aderir à Rede na pré-filiação, para só então efetivar o cadastro.

COMPARTILHAR:

Jornalista, mãe de um autista adulto, radicada na Holanda desde 1985, escritora — autora do livro Caminhos do Espectro (lançado no Brasil em dezembro de 2021) —, especialista em autismo & desenvolvimento e autismo & comunicação, além de ativista internacional pela causa do autismo.

‘Rio TEAma 2020’ será em março

Moradia para pessoas com autismo — A utopia possível

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)