29 de setembro de 2025

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O Maracanã inaugurou duas salas sensoriais destinadas ao atendimento de pessoas autistas. Os espaços, localizados no quinto pavimento do Setor Oeste, têm 57m² cada, capacidade para 18 pessoas e contam com recursos como isolamento acústico, iluminação adaptada e elementos sensoriais. O funcionamento será apoiado por dois funcionários treinados e segue a Lei Municipal nº 7.973/2023, que exige a criação de locais semelhantes em estádios do Rio de Janeiro com mais de 5 mil lugares.

De acordo com informações divulgadas pelo Globo Esporte, a iniciativa recebeu apoio de movimentos de inclusão ligados aos quatro grandes clubes cariocas: Botafogo, Fluminense, Vasco e Flamengo. “A gente está lutando por isso há bastante tempo e foi difícil, não foi uma coisa fácil. Durante esse período todo, ter que fazer coisas paliativas para levar pessoas autistas ao estádio foi muito difícil”, disse Monike Lourinho, fundadora da Autistas Flu.

Publicidade
Genioo

A lei municipal prevê ainda que 0,5% dos ingressos seja destinado a pessoas autistas, abrangendo estádios, ginásios e arenas esportivas da cidade.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

Governo dos EUA anuncia financiamento de 13 projetos de pesquisa sobre autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine aqui a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)