2 de setembro de 2025

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O Frank Porter Graham Child Development Institute (FPG), da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, anunciou a participação do pesquisador brasileiro Lucelmo Lacerda, doutor em Educação, como pesquisador visitante. Ele atuará em colaboração com os pesquisadores Sam Odom e Ann Sam. Professor de História e com 14 anos de experiência no ensino fundamental, Lacerda concluiu mestrado em História Social e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em seu pós-doutorado, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), investigou o trabalho de professores de salas de recursos com alunos autistas e o uso da Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

De acordo com a entrevista divulgada pela FPG, desde 2017, Lacerda utiliza as redes sociais para divulgar práticas baseadas em evidências no campo do autismo. “Hoje, construí uma comunidade de cerca de 900 mil seguidores que interagem comigo sobre esse tema”, afirmou. Segundo ele, os conteúdos incluem explicações de estudos científicos, esclarecimento de mitos prejudiciais e interpretação de diretrizes profissionais em linguagem acessível.

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O pesquisador relatou que recebe relatos frequentes de impactos dessa atuação: “Ouço inúmeras histórias, como a de pessoas que receberam diagnóstico após assistir meus vídeos, pais que conseguiram tratamento para seus filhos ao mostrarem uma de minhas postagens a médicos, professores que transformaram suas salas de aula com estratégias aprendidas e até governos municipais que desenvolveram políticas de inclusão escolar”.

A aproximação com o instituto norte-americano decorre da relevância das pesquisas ali desenvolvidas. “A principal fonte dos meus estudos acadêmicos sempre foi o trabalho produzido no FPG, especialmente o National Clearinghouse on Autism Evidence and Practice (NCAEP), além de publicações do professor Odom, que desenvolveu o arcabouço que tornou essa iniciativa possível”, destacou.

Entre os projetos atuais, Lacerda participa da disseminação do  Autism Focused Intervention Resources and Modules (AFIRM) no Brasil. Ele diz que, a partir da pesquisa, sua vida foi mudada. “O conceito de práticas baseadas em evidências transformou minha compreensão sobre educação e sobre o mundo. Como professor em sala de aula, minha visão era vaga e abstrata. Um olhar científico me deu a clareza de que eu precisava. Agora, meu objetivo é fazer essa visão crescer e alcançar o maior número possível de pessoas”.

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