8 de julho de 2025

Tempo de Leitura: 2 minutos

Chegou às livrarias e às principais plataformas digitais, em 27.jun.2025, o livro O futuro do autismo – histórias, ciência e esperança para além do espectro, assinado pelas jornalistas Alecsandra Zapparoli e Cristina Ramalho, em coautoria com o Instituto Pensi (Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil). A publicação apresenta uma visão ampla do transtorno do espectro do autismo (TEA), reunindo mais de 50 entrevistas com especialistas nacionais e internacionais, além de relatos de mães, pais, crianças e adultos autistas. “O livro ‘O Futuro do Autismo’ apresenta um olhar de convicção na mudança, reunindo os aprendizados e reflexões de uma década de atuação do projeto Autismo e Realidade, desde sua incorporação ao Instituto PENSI em 2015”, afirmou Noemi Takiuchi, que foi a responsável por revisar todo o livro.

A obra traz sete capítulos organizados de forma temática, cada um deles iniciado por uma carta escrita por familiares, terapeutas, autores ou pessoas com autismo. “Foi estruturado como um livro-reportagem, intercalando dados de pesquisa, entrevistas e narrativas de profissionais, familiares e de pessoas com autismo, com o objetivo de aproximar os leitores a conhecer desafios, conquistas e caminhos possíveis e inspiradores para o futuro”, explicou Takiuchi. Segundo Cristina Ramalho, o objetivo é que “a informação científica venha sempre de mãos dadas com empatia e representatividade”.

Publicidade
Genioo

Combinando dados históricos, conceitos diagnósticos, neurociência e vivências reais, o livro aborda desde o primeiro diagnóstico oficial de autismo (Donald Triplett, em 1938) até os avanços atuais do rastreamento ocular (eye-tracking) e a identificação precoce de marcadores genéticos. Entre os entrevistados estão nomes como o Dr. Ami Klin (Marcus Autism Center) e o Dr. Charles Nelson (Harvard/Boston Children’s Hospital). Há ainda espaço para temas como vida adulta, mercado de trabalho, afetividade e inclusão, com destaque para iniciativas como a ONG Specialisterne, que já inseriu mais de 2 mil autistas no mercado.

“Precisamos enxergar o autismo não apenas como um desafio clínico, mas como uma oportunidade de reinventar políticas de inclusão”, afirma Dr. José Luiz Setúbal, vice-presidente do Instituto Pensi. Já Alecsandra Zapparoli destaca: “No mês em que celebramos o Dia do Orgulho Autista, queremos amplificar vozes. O livro oferece ciência de ponta, mas sobretudo esperança para famílias, educadores e gestores públicos”, destaca a jornalista.

A obra está disponível em versão física e digital (ePub e PDF), com 320 páginas e preço de capa de R$ 170,00. “Desejamos que a leitura de ‘O Futuro do Autismo’ possa ajudar na divulgação de conhecimentos científicos sobre TEA, promover engajamento social e contribuir para a formação de profissionais da saúde, educação e formuladores de políticas públicas. O livro é um convite ao diálogo e à transformação, em direção a uma sociedade mais inclusiva e empática”, finalizou Noemi Takiuchi, que é a coordenadora do projeto Autismo & Realidade, no Instituto Pensi.

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Comissão aprova lei para ter símbolo do autismo em vagas de estacionamento

Camisetas com arte de autistas são vendidas no Masp em projeto de inclusão social

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)