10 de julho de 2025

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O livro A quem pertencem as palavras?: uma discussão sobre disputas de narrativas sobre o autismo e a manutenção de opressões, de autoria de Mayck Hartwig e Ilus Eugênio de Souza, está programado para ser lançado no dia 19 de julho. A obra faz reflexões sobre como discursos clínicos, acadêmicos e institucionais moldam os sentidos atribuídos ao autismo e afetam diretamente a forma como pessoas autistas são compreendidas e tratadas na sociedade.

Publicidade
CBI of Miami - 20250424

Com base em experiências de escuta, atendimento e observação dos autores em relação a pessoas autistas da comunidade, investigam os mecanismos que influenciam a construção de narrativas sobre o espectro. O livro questiona quem ocupa os espaços de fala sobre o autismo, como se dá a autorização para essas falas e de que maneira determinadas formas de cuidado podem reproduzir práticas de exclusão e patologização.

Mayck Hartwig é neuropsicólogo, mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e doutor pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua com foco em diagnóstico e comunicação no autismo adulto. Ilus Eugênio de Souza é pesquisadora e artista, doutora em Geofísica Espacial, com atuação nas áreas de música, dramaturgia e composição. Ambos atuam no projeto Adultos no Espectro.

CONTEÚDO EXTRA

Link para comprar o livrohttps://www.amazon.com.br/quem-pertecem-palavras-narrativas-manuten%C3%A7%C3%A3o-ebook/dp/B0FGZNRPVX/

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

Hospital das Clínicas da UFPR lança projeto sobre autismo

Interesse especial x hiperfoco

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)