Tempo de Leitura: < 1 minuto
A quarta edição do projeto TJMT Inclusivo – capacitação e conscientização em autismo, realizada no Fórum de Cáceres, no interior de Mato Grosso, reuniu palestras e atividades voltadas ao autismo, incluindo por um momento de troca entre os jovens autistas Maria Clara Souza Campos e Júlio César Cosme da Silva, que compartilharam obras de arte em um gesto simbólico de amizade e reconhecimento mútuo.
Maria Clara, de 22 anos, apresentou pinturas e camisetas feitas à mão, usando a arte como meio de expressão e equilíbrio emocional. Entre as obras expostas estava uma pintura de peixes, inicialmente não destinada à venda, que acabou sendo presenteada a Júlio após ele demonstrar interesse pela peça. O estudante de Ciência da Computação retribuiu o gesto com um desenho feito durante o evento.
“Quando pinto, coloco meus sentimentos: alegria, proteção, cura. Cada tela é um pedacinho meu que vai para a casa de alguém”, disse Maria em nota divulgada pelo TJMT.
Júlio recebeu o diagnóstico aos 17 anos, após um histórico de dificuldades na interação social e episódios de convulsão. “Descobrir meu diagnóstico me fez entender quem eu sou e agora quero usar meu conhecimento em computação para ajudar outras crianças autistas a terem condições melhores que as minhas”, disse ele.
O evento segue em expansão e terá sua quinta edição em Rondonópolis, no dia 17 de outubro, com a participação de profissionais de diferentes áreas e ativistas do movimento do autismo.