Por

Francisco Paiva Jr.

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Facebook de Francisco Paiva Jr.Linkedin de Francisco Paiva Jr.Twitter de Francisco Paiva Jr.Instagram de Francisco Paiva Jr.Canal no Youtube de Francisco Paiva Jr.

Híbrido, seminário internacional TEArteiro acontece em setembro, em SP

25 de julho de 2022Híbrido, seminário internacional TEArteiro acontece em setembro, em SP — Canal Autismo / Revista AutismoTEArteiro / arte: Letice Santiago

Tempo de Leitura: 2 minutosEm setembro deste ano, nos dias 23 e 24, acontece o seminário internacional TEArteiro, que será híbrido: presencial no teatro do World Trade Center em São Paulo (SP) ou inteiramente online. Os ingressos já estão à venda no site www.tearteiro.com.

Segundo Grazi Gadia e Flávia Gusmão, curadoras e realizadoras do evento, o TEArteiro pretende disseminar como a arte pode permear o tratamento e a educação de pessoas com autismo, promovendo sua inclusão na sociedade e no mercado de trabalho.

Publicidade
Academia do Autismo

“Reunimos um time de palestrantes que contempla a multidisciplinaridade do tratamento do autismo, como: pediatras, psiquiatras, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos e professores e artistas autistas. Eles dissertarão sobre o impacto da arte na vida das pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA). Além das palestras, haverá muitas atrações artísticas assinadas por artistas autistas”, explicou Grazi Gadia.

“O Seminário TEArteiro é para todos que se relacionam de alguma forma com o universo do TEA, desde as famílias de autistas até profissionais da saúde e educação e pessoas que acreditam que a arte é transformadora.Os embaixadores do seminário Teatreiro são: Carlos Gadia, médico neuropediatra reconhecido internacionalmente; e Marlene Sotelo, musicoterapeuta, diretora executiva do Els for Autism Foundation, um dos centros de excelência em tratamento do autismo, referenciado mundialmente”, complementou Grazi.

Artes

Flávia Gusmão, ainda explicou: “Levantamos que 80% das pessoas com autismo tem seu primeiro atendimento via SUS. E que, por outro lado, todas as escolas possuem aulas de artes, por isso, é importante disseminar como a arte pode ser aliada, não só no tratamento mas também na educação de pessoas com autismo”, argumentou ela.

“Acreditamos que a arte é transformadora e inclusiva. E esse seminário irá demonstrar, reforçar e incentivar que a arte pode ser um importante suplemento no desenvolvimento de habilidades relevantes para pessoas com TEA”, finalizou Flávia.

Programação e ingressos

O evento contará com nomes como o médico pediatra Thiago Castro, os pesquisadores Lucelmo Lacerda e Aida Brito, a psicóloga Katia Moritz (EUA), a fonoaudióloga Maria Bethânia Mendes, a terapeuta ocupacional Mariana Tonetto, o professor de capoeira Cassio Lucena (Recife) e muitos outros.

A organização também está divulgando diversas informações sobre o seminário no perfil do Instagram @tearteiro22. Os ingressos, tanto para participação online como presencial para o evento todo, ou apenas para visitar a praça TEArteiro (espaço para expositores e atrações artísticas), estão sendo vendidos apenas pelo site tearteiro.com.

Híbrido, seminário internacional TEArteiro acontece em setembro, em SP — Canal Autismo / Revista Autismo

Compartilhe

Autistas da região norte do Brasil falam sobre experiências e dificuldade de diagnóstico em podcast — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Introvertendo