Avatar

Por

Redação da Revista Autismo

""

Governo lança cartilha para diagnóstico de autismo em crianças de até 3 anos

6 de abril de 2013prédio do Ministério da SaúdePrédio do Ministério da Saúde, em Brasília (DF).

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O Ministério da Saúde lançou neste 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a cartilha “Diretriz de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)”. A publicação trará, pela primeira vez no Brasil, uma tabela com indicadores do desenvolvimento infantil e sinais de alerta para que médicos do SUS (Sistema Único de Saúde) possam fazer uma identificação precoce do autismo em crianças de até três anos.

Além da tabela, o Ministério irá disponibilizar para os profissionais de saúde instrumentos de uso livre para o rastreamento e triagem de indicadores de desenvolvimento que possam diagnosticar o TEA — sem obrigatoriedade do pagamento de direitos autorais.

Segundo o governo, a diretriz “é resultado do esforço conjunto da sociedade civil e do governo brasileiro. Coordenado pelo Ministério da Saúde, um grupo de pesquisadores e especialistas e várias entidades, elaborou o material, oferecendo orientações relativas ao cuidado à saúde das Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo, no campo da habilitação/reabilitação na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência”. A cartilha será distribuída em todo Sistema Único de Saúde.

A cartilha completa (para baixar gratuitamente em arquivo PDF) e mais informações estão no site do Ministério da Saúde, conforme links abaixo:

>> Baixe a Cartilha em formato PDF.

>> Veja o texto completo no Portal do Ministério da Saúde.

Compartilhe

Comentários

Fique por dentro das últimas notícias!
Assine a nossa News.

Inspirado pelo filho autista, pai ilustrador cria super-herói nos EUA

/
Avatar Por Redação do Canal Autismo
Led Bradshaw, um ilustrador e pai de autista residente em Nova…
No Dia dos Namorados: artigo trata de relacionamento entre pessoas com deficiência intelectual — Canal Autismo / Revista AutismoFriendship Circle

Cérebro neurodivergente e as atividades de vida diária

/
Selma Sueli Silva Por Selma Sueli Silva
Como vocês sabem, sou autista e mãe de uma mulher autista, de…