19 de maio de 2025

Tempo de Leitura: 2 minutos

O programa Fantástico, da TV Globo, exibiu neste domingo (18.mai.2025) uma reportagem sobre um novo exame que promete antecipar em até dois anos o diagnóstico do transtorno do espectro do autismo (TEA) em bebês. A tecnologia, aprovada nos Estados Unidos, foi desenvolvida com a participação do neurocientista brasileiro Ami Klin, diretor do Marcus Autism Center, principal centro especializado do país. A Revista Autismo noticiou essa inovação na edição nº 28, de março deste ano (2025), com reportagem de Gabriela Bandeira: Avaliação EarliPoint — Uma proposta para identificar o autismo mais cedo.

O método utiliza o rastreamento ocular enquanto crianças de 1 ano e 4 meses a 2 anos e meio assistem a 14 vídeos curtos. Câmeras acompanham a movimentação dos olhos e, em apenas 15 minutos, o sistema identifica padrões de atenção considerados típicos ou atípicos. A proposta é acelerar o diagnóstico, que tradicionalmente pode levar até três anos nos EUA, atrasando o início das intervenções terapêuticas.

Publicidade
CBI of Miami - 20250424

“As crianças neurotípicas prestam atenção nas expressões emocionais. Já as com autismo estão observando aquela portinha do carrinho abrir e fechar”, explicou Klin, que trabalha no Marcus Autism Center, em Atlanta (EUA), ao exibir um dos 14 vídeos do EarliPoint. Com o exame, cerca de 5.800 crianças já são avaliadas anualmente em 47 centros americanos. Duas vans foram adaptadas como clínicas móveis, levando o recurso a regiões com menor acesso à saúde.

No Brasil, a tecnologia ainda não está disponível, pois depende da liberação dos órgãos reguladores nacionais. O equipamento custa cerca de US$ 7 mil e cada exame sai por US$ 225 — já coberto por alguns planos de saúde no estado da Geórgia. A expectativa é que o método contribua para um diagnóstico mais rápido e, consequentemente, intervenções mais eficazes.

A reportagem completa do Fantástico, de Felippe Coaglio, está disponível no site do Fantástico e pode ser assistida neste link. O conteúdo também traz o relato comovente de uma mãe que, após o diagnóstico da filha, viu na intervenção precoce uma nova perspectiva para o futuro da criança.

Fantástico destaca exame inovador desenvolvido com Ami Klin para diagnóstico precoce do autismo — Canal Autismo / Revista Autismo

Reportagem do Fantástico sobre o EarliPoint.

CONTEÚDO EXTRA

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Justiça suspende eleições do Conade

Estudantes paraenses vencem desafio nos EUA com app de autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)