25 de janeiro de 2026

Tempo de Leitura: < 1 minuto

A estudante Thalita Silva, de 18 anos, moradora do Acre, alcançou a nota de 900 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme noticiado pelo G1. Diagnosticada com transtorno do espectro do autismo (TEA), Thalita demonstrou um notável foco ao conciliar a intensa rotina de estudos com a dedicação ao artesanato em crochê, uma paixão que a acompanha em sua jornada acadêmica.

A preparação de Thalita foi marcada por uma rotina estruturada, na qual as manhãs eram dedicadas às aulas regulares e as tardes e noites se dividiam entre o cursinho preparatório e a confecção de bichinhos de pelúcia de crochê para venda. Sua disciplina e organização foram fatores determinantes para o desempenho. Durante o Enem, no ano passado (2025), a estudante fez uso do direito ao atendimento especializado, que incluiu tempo adicional para a realização da prova, um suporte crucial para seu conforto e concentração.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

Rotina e Sonhos

Com a expressiva pontuação, Thalita Silva planeja ingressar no curso de psicologia na Universidade Federal do Acre (Ufac). Segundo a estudante, a terapia desempenhou um papel significativo em seu desenvolvimento pessoal e acadêmico, e seu objetivo é proporcionar a outras pessoas o mesmo apoio que recebeu. Mais detalhes sobre a trajetória de Thalita Silva podem ser encontrados na reportagem completa, publicada pela jornalista Jhenyfer de Souza, no G1, acessível neste link.

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Francisco Paiva Jr: ‘Cada pessoa é única, e o autismo também é único’

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine aqui a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)