Por

Redação da Revista Autismo

Escritora autista e arteeducadora debatem o papel da arte em novo livro

19 de novembro de 2020

Tempo de Leitura: 2 minutos

O papel transformador da arte e sua atuação no cotidiano dos autistas é tema do livro “Expressão Criadora”, que será lançado pelo portal “O Mundo Autista”, no dia 4.dez.2020, às 19h00, por meio de uma live no Instagram @mundo.autista. Antes disso, em novembro, a obra terá pré-lançamento ao vivo na edição online deste ano do Congresso Científico Internacional Brain Connection.  

Publicidade
Tismoo Biotech

Com abordagens relacionadas ao universo da educação humana, seja formal ou informal, “Expressão Criadora” focaliza a importância da memória afetiva, da ludicidade, do estímulo ao pensar criativo e à percepção dos fenômenos e circunstâncias da vida. Numa perspectiva humanista, o livro aponta para a construção de identidades saudáveis, pessoas felizes e a revitalização dos processos socioeducativos.

A obra é assinada pela jornalista e mestranda em Comunicação Social Sophia Silva de Mendonça, que é autista e autora de outros seis livros, e a arteterapeuta e arteeducadora, mestre em Educação, Raquel Romano. O livro tem prefácio de Mônica Rahme, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ilustrações da própria Raquel. As autoras também são apresentadoras do programa “De Brincadeira”, que vai ao ar às quartas-feiras no canal do YouTube “Mundo Autista”, onde destacam a importância do lúdico e do brincar para todas as faixas etárias.

O livro é baseado nas reflexões geradas durante o processo de acompanhamento de Sophia por Raquel, que se iniciou quando a jornalista e escritora de 23 anos estava concluindo o Ensino Médio e enfrentava fortes crises de depressão e fobia social. “Tenho enorme gratidão pela Raquel. O trabalho com ela foi crucial para me dar maior segurança e espontaneidade”, confessa Sophia. 

Temas diversos são abordados na publicação, como a comunicação não-violenta, a transmissão intergeracional, os jogos teatrais e a tangência entre arte terapia e arte educação. “Acredito que os assuntos que abordamos no livro são universais, mas é especialmente legal ver como eles se aplicam no dia a dia das pessoas autistas, que têm vivências especialmente singulares”, comenta Sophia Mendonça. “Sabemos que autistas tem sentimentos e potencialidades, mas muitas vezes enfrentam dificuldades em expressá-los. Os recursos que o livro apresenta são simples, mas muito profundos e potentes para fazer com que tudo isso venha à tona”.

Entrevista

Veja, a seguir, a entrevista de Sophia ao jornalista Eduardo Costa, no programa “Chamada Geral”, da Rádio Itatiaia, sobre o livro.

https://www.youtube.com/watch?v=xfGdyP7XV4w

Compartilhe

Livro sobre estudos da deficiência na educação é lançado de forma gratuita — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Editora UDESC

Livro sobre estudos da deficiência na educação é lançado de forma gratuita

/
Por Tiago Abreu
O livro Estudos da deficiência na educação: anticapacitismo,…
Familiares de autistas e professores participam de encontro sobre autismo no interior do RS — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Prefeitura de Caxias do Sul
Professores de AEE em Teresina participam de conversa sobre autismo — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Ascom Semec

Professores de AEE em Teresina participam de conversa sobre autismo

/
Por Redação do Canal Autismo
Professores que atuam no atendimento educacional especializado…