22 de agosto de 2025

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Começou anteontem e termina hoje, 22.ago.2025, em Curitiba (PR), a quarta edição do Festival Inclusão em Cena, no Museu Oscar Niemeyer. O evento tem reunido apresentações artísticas, painéis, oficinas, feira de inovação e ações de empregabilidade voltadas a pessoas com deficiência. Realizado pelo Coletivo Inclusão, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o festival tem entrada gratuita e propõe um espaço plural de encontro, aprendizado e transformação social, com protagonismo das próprias pessoas com deficiência.

Com o tema “Metamorfose”, a programação incluiu a Mostra Cultural Coletivo Inclusão, com apresentações de mais de 100 participantes com deficiência, além do Balcão da Inovação, com serviços gratuitos como emissão de documentos, orientação sobre direitos e exposição de soluções em tecnologia assistiva. Um dos destaques foi o Mutirão da Empregabilidade, realizado hoje, com empresas oferecendo vagas exclusivas para PcDs, com possibilidade de contratação imediata.

Publicidade
Matraquinha

Também houve oficinas de arte com acessibilidade, rodas de conversa sobre inclusão e saúde, debates sobre empregabilidade e apresentações culturais com grupos parceiros de diversas cidades. O espaço contou ainda com ações voltadas a mães atípicas e vivências inclusivas em atividades físicas, como o basquete em cadeira de rodas.

Acessibilidade garantida

A organização do evento também garantiu acessibilidade ampla, com intérpretes de Libras, ambientes adaptados, espaço sensorial e equipes inclusivas — formadas, majoritariamente, por pessoas com deficiência. A proposta do festival é mostrar, na prática, que a inclusão é possível e transformadora.

O encerramento do festival, nesta sexta-feira, fica por conta do grupo de humor Tesão Piá, reforçando a importância da arte e do riso como pontes para o convívio e o respeito às diferenças.

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Barreiras lança programa de atendimento a autistas

Universidade realiza pesquisa sobre saúde mental de adultos autistas

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine aqui a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)