8 de março de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Mulheres com TEA podem ter diagnóstico tardio e até mesmo incorreto devido a fatores biológicos e culturais. Alguns estudos indicam que o autismo acomete quatro vezes mais homens do que mulheres, mas o machismo pode estar por trás do diagnóstico tardio e do masking que mulheres autistas podem fazer para disfarçar as principais características do transtorno. Isso pode dificultar a compreensão das expressões do autismo em mulheres como características que estão de fato dentro do espectro.

Uma reportagem do UOL Viva Bem traz relatos de mulheres autistas que lidam com desafios em relação ao reconhecimento social do autismo, entre eles o machismo. Nadime Samaha, por exemplo, disse que “ficar aficcionado por algum ator, por alguma banda, por algum boyband coisa assim é ‘normal’. Agora, se o menino tem alguma fixação em algum objeto, as pessoas vão achar estranho. Então, a menina não tem hiperfoco, ela tem a paixonite; ela não tem TOC, ela é organizada”.

Publicidade
Matraquinha

A psicóloga Cassandra Peron defende que é difícil encontrar uma mulher autista que teve o diagnóstico correto fechado pelo primeiro profissional. “Elas escutam que o que elas têm não é autismo, que é uma desculpa, falta de terapia. O médico diz: para de frescura, são situações que constrangem, chateiam e não ajudam em nada. Há ainda muito julgamento nesse sentido”, lamentou.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Pai e filha promovem conscientização sobre autismo em ônibus de Salvador

Dia Internacional da Mulher — Mães autistas de filhos autistas: relatos de vantagens e desvantagens

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)