Tempo de Leitura: 2 minutos
O podcast Introvertendo, feito por autistas adultos e voltado a discutir vivências no espectro, publicou na sexta-feira (8) o episódio 268, intitulado Rotina e Caos na Vida Adulta. A conversa contou com a participação de Brendaly Januário, Gustavo Borges e Marx Osório, todos apresentadores da nova formação do projeto e diagnosticados tardiamente com autismo.
Os participantes abordaram as dificuldades para manter equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Gustavo relatou que sua rotina intensa afeta o tempo dedicado à família e aos hábitos domésticos. Já Marx comentou que o excesso de demandas, especialmente com as terapias de seu filho, e a falta de energia nos fins de semana comprometem a organização e a conclusão de seu doutorado.
Entre os temas discutidos, também estiveram a importância dos ambientes estruturados, a alternância de rotinas, a autocobrança e o perfeccionismo. “Se eu não coloco tempo livre na agenda, não sobra tempo para mim”, afirmou Brendaly.
Sobre o ambiente estruturado, Marx fez uma distinção entre o autismo e TDAH. “A grande questão que eu sempre tenho que lidar [no meu relacionamento] é com a questão do ambiente estruturado, estando com uma pessoa que tem muita dificuldade com organização pessoal e com o ambiente estruturado. E eu tenho muita necessidade disso. Então, acaba que você tentar trazer a estruturação de um lugar onde tem pessoas que fazem a estruturação acontecer para um outro lugar onde isso não acontece, na tentativa de fazer com que você tenha aquilo que você considera ideal, pode ser frustrante. E pode, muitas vezes, soar que você está rejeitando a estrutura original de onde você veio. Ou de onde você já estava antes, né? Ou não. Aí depende muito da interpretação de quem vê”, afirmou.
O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo, além de uma versão em vídeo disponível no YouTube do NAIA Autismo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.