Tempo de Leitura: 2 minutos
O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e voltado a discutir vivências no espectro, publicou nesta sexta-feira (4) o episódio 263, chamado Autismo no Censo. A edição contou com a participação de Gustavo Borges, João Victor Ramos, Alexandre Stacciarini e do convidado August Resende, que analisaram os dados divulgados pelo IBGE sobre o número de pessoas autistas no Brasil.
Durante a conversa, os participantes discutiram o resultado do Censo Demográfico 2022, que apontou 2,4 milhões de brasileiros com diagnóstico de autismo. August comentou que a presença de mais diagnósticos na infância representa um avanço, mas destacou que ainda existem lacunas importantes. “A gente deveria parar de olhar para o dado que está faltando e olhar onde estão de fato os autistas idosos e as mulheres que ainda não recebem diagnóstico”, afirmou.
Outro ponto levantado foi a defasagem entre o número de homens e mulheres autistas registrados pelo Censo, contrariando estudos mais recentes que apontam uma proporção mais equilibrada. “Na faixa etária acima dos 60 anos, começa a haver uma tendência de inversão, com mais diagnósticos em mulheres”, disse August. O episódio também discutiu o impacto das informações estatísticas para a formulação de políticas públicas. “Os dados falam muito e não têm viés por si só. Se você começa a fazer política pública com base em estimativas externas, sem dados locais, é como se guiar sem ter a visão”, explicou August. Ele também defendeu o uso de instrumentos como a PNAD Contínua para atualizações regulares entre os censos decenais.
Autismo no Censo está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo, além de uma versão em vídeo disponível no YouTube do NAIA Autismo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.