Por

Francisco Paiva Jr.

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Facebook de Francisco Paiva Jr.Linkedin de Francisco Paiva Jr.Twitter de Francisco Paiva Jr.Instagram de Francisco Paiva Jr.Canal no Youtube de Francisco Paiva Jr.

Cineasta autista lança filme sobre autismo e epilepsia: ‘Clube das Ilusões’

20 de abril de 2022Cineasta autista lança filme sobre autismo e epilepsia: 'Clube das Ilusões' - Canal Autismo / Revista AutismodivulgaçãoPoster do filme "Clube das Ilusões", de Ernane Alves.

Tempo de Leitura: 2 minutosCom lançamento marcado para a próxima terça-feira (dia 26), às 18h30, em Belo Horizonte (MG), o novo longa-metragem do diretor  e roteirista autista Ernane Alves (que também atua no filme) aborda temas complexos, como autismo e epilepsia, e terá um debate sobre o filme após a sessão de lançamento.

Na trama, Alves vive Fernando, um jovem autista com epilepsia. Ele não consegue se manter em nenhum emprego devido à sua condição de saúde. Fernando namora Isabela, jovem ambiciosa e determinada. Ambos são amigos de Caio, fiel escudeiro de Fernando — eles são amigos de infância. Caio é gay não assumido, e nutre um amor platônico pelo melhor amigo. Os três têm um objetivo em comum: deixar a cidade onde vivem (no interior de Minas Gerais) para tentarem a vida em São Paulo (SP). Entre idas e vindas, provas de amizade e grandes revelações, os três embarcam numa jornada de aventura — até mesmo um roubo é arquitetado por eles!

Academia do Autismo

Originalmente filmado em 2010, o longa é uma produção independente, financiada com recursos do próprio diretor. Segundo a produção, “a obra, com roteiro original assinado por Alves e influências do neorrealismo italiano e da nouvelle vague francesa, foi rodado em Pedro Leopoldo (MG) e somente este ano o filme foi finalizado. Com linguagem vanguardista e atuações naturalistas dos atores, os conflitos humanos são o fio condutor da história, que se passa numa pequena cidade”. O diretor ainda revelou: “Eu filmei em um momento de folga em outubro e dezembro daquele ano e deixei o material guardado por todos esse tempo. Agora, revisitando alguns projetos, decidi montar e finalizar o longa”.

“Clube das Ilusões” será lançado no dia 26.abr.2022, no Cine Santa Tereza, na capital mineira, com entrada gratuita dependendo da retirada do ingresso e limitado à lotação do local. Após a sessão, haverá debate com o roteirista e diretor do filme, Ernane Alves, que também é artista plástico.

Serviço

  • Quando: 26.abr.2022, às 18h30
  • Onde: Cine Santa Tereza | Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza  — Belo Horizonte, MG (veja no mapa)
  • Preço: sessões com entrada gratuita — retirada de ingressos pelo site diskingressos.com.br/busca/cine%20santa%20tereza ou na bilheteria do cinema, com 30 minutos de antecedência (quantidade limitada à lotação do local).
  • Classificação indicativa: 12 anos.

Compartilhe

Comentários

Dislexia e suas relações com o autismo é tema de podcast — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Introvertendo

Dislexia e suas relações com o autismo é tema de podcast

/
Por Redação do Canal Autismo
O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com…
Neurodiversidade na IBM Brasil — Canal Autismo / Revista Autismo

Neurodiversidade na IBM Brasil

/
Por Selma Sueli Silva
No dia 12 de abril deste ano, a IBM Brasil realizou o evento…
Rio Branco, no Acre, terá semana de conscientização sobre o autismo — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / G1

Rio Branco, no Acre, terá semana de conscientização sobre o autismo

/
Por Redação do Canal Autismo
Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco, no Acre, sancionou a lei…