24 de outubro de 2023

Tempo de Leitura: 3 minutos

Os alunos da rede de ensino de Catalão (GO), cidade que tem se destacado por altos índices escolares, marcarão presença em uma exposição artística sensível e educativa. A Casa dos Sentidos desembarca na cidade em 31 de outubro, com uma mostra interativa inspirada na vivência de crianças e adolescentes com transtorno do espectro do autismo (TEA), no Shopping Catalão. Já estão confirmadas visitas guiadas para professores e alunos, atendendo uma média de 300 jovens da cidade.

“Acreditamos que esse evento possibilita a todos uma forma de olhar através do outro, ou seja, visualizar a rotina básica pelos olhos do autista”, explica a Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Catalão, Eliana Machado Canedo Borges. A visita à exposição passa por um processo educacional com os alunos, que têm entre 9 e 11 anos. O planejamento prevê um trabalho vinculado aos componentes curriculares e às práticas pedagógicas. “É uma excelente oportunidade de desenvolver a empatia”, complementa Eliana.

Publicidade
ExpoTEA

Catalão é uma cidade marcada pela atenção dada à educação. Segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o município está acima da média nacional (5,5) e estadual (5,7) na nota dada por este indicador, chegando a 5,9. Esta nota é calculada a partir de análise do fluxo escolar e resultados de desemprenho em Língua Portuguesa e Matemática em avaliações por todo o Brasil, em escolas públicas e privadas.

A Casa dos Sentidos é aberta ao público em geral com visitações gratuitas, e tem eventos especiais para crianças e educadores, agendadas com horários especiais e acompanhadas por mediadores. Esse formato favorece o lado educacional da arte, trazendo discussões sociais e formativas para o público em uma linguagem apropriada para a idade. Como um dos objetivos do projeto é trazer conscientização sobre as vivências de pessoas com TEA, a ação educativa é ainda mais relevante para as crianças, que aprendem sobre respeito e inclusão.

A exposição alia artistas e arquitetos para criar o espaço da casa, simbolizando um ambiente seguro e receptivo. “Cada um vê o mundo à sua maneira e as pessoas com TEA enxergam e interpretam a realidade de uma forma ainda mais individual. A proposta da curadoria é oferecer uma experiência inédita que fala sobre inclusão social por meio da arte. Tudo de forma sensorial e lúdica”, conta Giusy de Luca, curadora do projeto. A Casa dos Sentidos foi desenvolvida depois de uma extensa pesquisa com crianças e adolescentes com TEA, acompanhada por profissionais de psicologia, pedagogia, psicomotricidade, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

“A casa é o espaço do acolhimento e do afeto e, assim sendo, pode continuar essencialmente simples. A Casa dos Sentidos tem essa medida exata, toda alicerçada na arte para provocar diversas sensações a cada cômodo”, explica Carolina Montenegro, diretora da Montenegro Produções Culturais e da Guanabara Produções Culturais. Participam do projeto no formato pocket (a ser apresentado em Catalão) os artistas Bruna Alcântara, Bruno Romã e Marcella Calado, e a arquiteta Nonnie Fenianos.

Turnê da Casa dos Sentidos

Com dois projetos, um oficial e outro versão pocket, a Casa dos Sentidos tem uma agenda extensa que começa em 2023, com a versão adaptada, e segue em 2024. Entre os dias 07 e 22 de outubro, a mostra ficou em cartaz na cidade de Monte Mor (SP), no Centro Cultural Joaquinzão. Agora, parte para Catalão (GO), com exibição entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro, no Shopping Catalão. Na sequência, ainda em 2023, segue para Ponta Grossa (PR), na Biblioteca Municipal, onde ficará em cartaz entre 21 de novembro e 03 de dezembro.

A mostra oficial começa em janeiro de 2024 em Campinas (SP), no Campinas Shopping, podendo ser visitada de 30 de janeiro até 23 de fevereiro. Na sequência, Curitiba (PR) recebe a Casa dos Sentidos de 29 de março a 21 de abril, no Shopping Mueller. Já no mês de maio, entre os dias 10 e 30, a mostra desembarca em Brasília (DF), com uma edição histórica na Biblioteca Nacional. Ainda no primeiro semestre de 2024, a cidade de São Paulo (SP) entrará na programação, em datas e local que serão confirmados nos próximos dias. Para completar, em agosto de 2024, o projeto romperá fronteiras, indo para San Diego, na Califórnia (EUA).

A Casa dos Sentidos Pocket ficará aberta para visitação na cidade de Catalão (GO) entre os dias 31 de outubro e 22 de novembro, no Shopping Catalão (R. Jocelim Gomes Pires, 2300 – Nossa Senhora de Fátima), com entrada gratuita. A exposição conta com produção e idealização da Guanabara Produções Culturais com apoio da Montenegro Produções Culturais por meio de Lei de Incentivo à Cultura, com Patrocínio Master John Deere. Realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. O projeto conta ainda com patrocínio da Tetra Pak, Sideral Linhas Aéreas, Da Magrinha, On Petro Combustíveis, S&C, Grupo Barigui, Aker Solutions, Metalus, Magnetron e Ravato; e apoio desta Revista Autismo, Tismoo Biotech e Água & Vida. Para mais informações sobre a 2ª Casa dos Sentidos, acesse o site montenegroproducoes.com/projects/casa-dos-sentidos-2/.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Livro ‘Leve pra quem?’ aborda autismo de nível 1

Prefeitura do Rio inicia emissão de carteira do autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)