20 de dezembro de 2025

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, feito por autistas adultos e voltado a discutir vivências no espectro, publicou nesta sexta-feira (16) o episódio 287, intitulado Boas Festas?. A conversa contou com a participação de Brendaly Januário, Bruno Frederico Müller, Izabella Pavetits e João Victor Ramos, todos diagnosticados com autismo.

Os participantes abordaram como o Natal e o Ano Novo podem gerar tanto momentos de afeto quanto situações de sobrecarga sensorial, social e emocional para pessoas autistas. Brendaly destacou que as festas de fim de ano costumam ir além da comida e das celebrações tradicionais. “Para nós que somos autistas, as festas podem ser menos sobre panetone e mais sobre aguentar perguntas inconvenientes, barulho de fogos e a exaustão social”, disse.

Publicidade
Genioo

Bruno comentou que mantém uma relação ambígua com o Natal. “Eu não sou ligado à comemoração religiosa e tenho dificuldade com festas, mas também sinto dificuldade de estar sozinho nessa data. Então eu tento não passar o Natal isolado”, relatou.

Izabella falou sobre o encanto com as decorações natalinas, apesar dos impactos sensoriais. “Eu fico feliz com as luzinhas e com a decoração, mesmo sabendo que isso pode ser pesado para muitos autistas”. A sobrecarga social foi apontada como uma das principais dificuldades do período.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e CastBox, além de uma versão em vídeo no YouTube do NAIA Autismo. O Introvertendo também oferece transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

Aeroporto de Porto Alegre estreia sala multissensorial para neurodivergentes

Biosintética/Aché e SBNI lançam guia prático para médicos com foco em diagnóstico precoce do autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine aqui a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)