Tempo de Leitura: < 1 minuto
O podcast Introvertendo, feito por autistas adultos e voltado a discutir vivências no espectro, publicou nesta sexta-feira (5) o episódio 285, intitulado Estereótipos do Autismo. A conversa contou com a participação de Bruno Frederico Müller, Maysa Antunes, Nicolas Melo e Alexandre Stacciarini, todos diagnosticados com autismo.
Os participantes discutiram estereótipos amplamente difundidos sobre autistas, como a associação à genialidade, à falta de empatia, aos interesses específicos, à infantilização e à ausência de vida afetiva. “Acham que, por você ser autista, ou você tem deficiência intelectual, ou tem habilidades sobre-humanas. E o meio-termo disso? É isso? Ou é um lado ou é outro”, disse Maysa.
Nicolas comentou sobre o estereótipo frequente de que autistas seriam automaticamente bons em matemática, e Alexandre relembrou que esse tipo de estereótipo também aparece no mercado de trabalho. Já Bruno concordou. “Esse estereótipo se reproduz até nas vagas de emprego. Ou é emprego que não exige qualificação nenhuma ou é vaga de TI. Se você não se encaixa nesses dois perfis, você está ferrado”, lamentou.
A conversa também abordou interesses específicos frequentemente associados ao autismo, como dinossauros, Sonic e Pokémon. Os participantes brincaram com esses rótulos, mas enfatizaram que eles não definem o espectro. “Todo estereótipo está ancorado em alguma realidade. Mas é preciso olhar além dele, porque ele dá uma visão superficial do fenômeno”, afirmou Bruno.
O episódio está disponível em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e CastBox, além de versão em vídeo no YouTube do NAIA Autismo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.
Canal Autismo





