10 de outubro de 2025

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, feito por autistas adultos e voltado a discutir vivências no espectro do autismo, publicou nesta sexta-feira (10) o episódio 277, intitulado Regras Sociais. A conversa contou com a participação de Brendaly Januário, Izabella Pavetits, João Victor Ramos e Maysa Antunes, todos diagnosticados com autismo. Os participantes compartilharam experiências pessoais sobre como interpretar, seguir ou questionar regras sociais em diferentes contextos.

João Victor observou que as convenções sociais são um dos maiores obstáculos de comunicação para pessoas autistas. “Porque a gente precisa adivinhar o que o outro espera que a gente diga em cada contexto. Cadê o protocolo? Cadê a cláusula contratual? Eu só queria saber qual é a regra!”, disse.

Publicidade
Tismoo.me

Os integrantes também falaram sobre a dificuldade de lidar com perguntas genéricas, como o “oi, tudo bem?”. Izabella acrescentou que, para ela, a confusão vai além das palavras. “Desde pequena eu me perguntava o que é estar bem. Nunca tudo está bem, nunca nada está bem. E se eu não estiver bem, posso responder ‘não’?”, questionou.

Além disso, o episódio também traz discussões sobre cumprimentos físicos, a dificuldade de entender o que é adequado em cada ambiente, o tema do masking e experiências no trabalho que ilustram o peso das convenções.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo, além de uma versão em vídeo no YouTube do NAIA Autismo. O Introvertendo também oferece transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

Jovens autistas trocam experiências em evento do TJMT

Livro sobre autismo e adolescência é anunciado

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine aqui a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)