Tempo de Leitura: < 1 minuto
O deputado Fernando Marangoni (União-SP), relator da comissão especial da Câmara que discute a Política Nacional para Pessoas com Autismo, afirmou que considera necessária uma atualização da legislação sobre o tema. O colegiado analisa mais de 70 propostas que tratam do assunto, incluindo o Projeto de Lei 3080/20 e seus apensados.
Em entrevista à Rádio Câmara, o parlamentar lembrou que a chamada Lei Berenice Piana, de 2012, foi o marco inicial da proteção dos direitos das pessoas autistas no país e que, desde então, houve avanços no diagnóstico, nas formas de tratamento e na criação de novas leis relacionadas à temática. “Em 2012, a situação do autismo, não só no Brasil, mas no mundo todo, era uma. A lei foi muito importante, mas foi uma lei que, naquele momento, trouxe os princípios, os contornos”, argumentou.
Marangoni afirmou que as aprovações de projetos ao longo dos anos ocorreram de maneira isolada, o que, segundo ele, resultou em uma legislação fragmentada. O objetivo do relator é reunir as propostas em tramitação e reorganizar o conteúdo da Lei Berenice Piana para que sirva como uma norma única e consolidada sobre os direitos das pessoas autistas.
Canal Autismo





