Tempo de Leitura: < 1 minuto
Patrícia Lucchesi tornou-se conhecida nacionalmente aos 12 anos, ao protagonizar o comercial do primeiro sutiã, em 1987. A campanha impulsionou sua carreira, levando-a a atuar na moda, no teatro, na televisão e no cinema. Segundo reportagem do UOL, em 1992, uma gravidez inesperada mudou o rumo de sua vida. Anos depois, seu filho Mateus recebeu o diagnóstico de autismo, o que a fez interromper a carreira artística e dedicar-se integralmente à maternidade.
Patrícia afirma que, apesar do susto inicial, contou com o apoio da família, que a ajudou a enfrentar as dificuldades do diagnóstico em um período em que havia pouca informação sobre o tema. “Existem vários níveis de autismo, cada um tem um nível de comprometimento. Por exemplo, meu filho tem autismo suporte nível 3: ele não fala, é dependente, mas é autossuficiente. Olha como é complexo”, contou.
Com o tempo, ela decidiu estudar psicologia, inspirada pela vivência com o filho e pela vontade de compreender melhor o autismo. Hoje, atua como psicóloga e se considera uma mãe solo que buscou unir cuidado e autonomia em sua trajetória. Segundo Patrícia, o diagnóstico precoce e o acompanhamento terapêutico foram fundamentais para o desenvolvimento de Mateus.
Canal Autismo





