Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Ativistas indígenas contam experiências com o autismo em podcast

9 de abril de 2022Ativistas indígenas contam experiências com o autismo em podcast — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / IntrovertendoImagem: Vinicios Lima/Reprodução

Tempo de Leitura: < 1 minutoO podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (8) o seu 207º episódio, chamado “Autismo e os Povos Indígenas”. Nele, duas ativistas indígenas falam sobre suas experiências com o autismo: Deborah Martins, que também é chefe de cozinha e diagnosticada com autismo, e a escritora e artista Márcia Kambeba, que é mãe de um adolescente autista.

No episódio, Deborah disse sentir falta de mais discussões sobre autismo e as questões indígenas. “A grande maioria das pessoas desvinculam a qualquer outra característica que não seja o autismo da pessoa. E tem nuances onde as questões do autismo e as questões de ser uma pessoa indígena colidem e é importante fazer esses recortes de raça, esse recortes de comunidade LGBTQIA+ pra dentro do autismo, porque uma coisa não pode excluir a outra”, afirmou.

Tismoo Biotech

Márcia, que mora no Pará, contou sobre o apoio que ela e seu filho tem recebido dos profissionais de saúde do setor público e dos desafios da inclusão escolar, sobretudo quanto a preconceito de colegas e professores. “E ele faz certas perguntas assim que, às vezes como mãe, me machuca muito e eu estou sempre com ele, sempre ensinando, sempre junto, buscando estudar junto com ele, reaprendendo coisas que eu vivi lá atrás na infância”, destacou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Comentários

Autismo feminino e superdotação: sobre-excitabilidade — Canal Autismo / Revista Autismo

Autismo feminino e superdotação: sobre-excitabilidade

/
Por ONDA-Autismo
A superexcitabilidade, que também pode ser chamada de hiperexcitabilidade,…