Por

Paula Ayub

É psicóloga clínica, terapeuta de família, diretora do Centro de Convivência Movimento – local de atendimento para autistas –, autora de vários artigos e capítulos de livros, membro do GT de TEA da SMPD de São Paulo e membro do Eu me Protejo (Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes 2020, na categoria Produção de Conhecimento).

Facebook de Paula AyubTwitter de Paula AyubInstagram de Paula AyubCanal no Youtube de Paula Ayub

Violência na infância

14 de abril de 2022

Tempo de Leitura: < 1 minutoEm recente publicação de revisão da The Lancet, sobre estudos e pesquisas de violência na infância com e sem deficiência entre 2010 e 2020, houve uma diferença muito alta entre os dois grupos. A estimativa de incidência da ocorrência no grupo de crianças com deficiência é 1 para 3 crianças. O estudo eliminou pesquisas com adultos com deficiência, o que poderia elevar ainda mais a vulnerabilidade do grupo.

Em outras palavras, a criança com deficiência está mais vulnerável a viver a violência que uma criança sem deficiência. Os motivos que impulsionam a violência são heterogêneos e, de fato possuem menor importância diante das sequelas deixadas até a vida adulta.

Publicidade
Tismoo Biotech

A violência perpetrada contra crianças representa um problema substancial e generalizado”, segundo outro artigo da mesma revista, “aumentando o risco de psicopatologias adultas, doenças crônicas, doenças infecciosas e problemas reprodutivos”.

A violência na infância é um fato doloroso e que precisa ser encarado de frente com parcerias na saúde e na educação, buscando a prevenção do problema.

Educação e informação podem salvar uma criança. O grupo colaborativo Eu Me Protejo (www.eumeprotejo.com) vem atuando nessa área com material em linguagem simples para que crianças com deficiência tenham acesso às informações.

O assunto é grave e precisamos conversar sobre isso.

Compartilhe

Autistas Alvinegros são tema de reportagem do Bom Dia Brasil, na Globo — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Rede Globo

Autistas Alvinegros são tema de reportagem do Bom Dia Brasil, na Globo

/
Por Redação do Canal Autismo
Primeira torcida de autistas do Brasil, os Autistas Alvinegros…
Criança autista entra sozinha em ônibus e doceiro ajuda a resgatá-la — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Costa Norte

Criança autista entra sozinha em ônibus e doceiro ajuda a resgatá-la

/
Por Redação do Canal Autismo
Um menino autista de 11 anos desapareceu em 2 de agosto. No dia,…