Por

Francisco Paiva Jr.

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Facebook de Francisco Paiva Jr.Linkedin de Francisco Paiva Jr.Twitter de Francisco Paiva Jr.Instagram de Francisco Paiva Jr.Canal no Youtube de Francisco Paiva Jr.

Editorial – Revista Autismo nº 9

18 de junho de 2020Revista Autismo nº 9 - jun/jul/ago/2020 - Os impactos da pandemia

Tempo de Leitura: 2 minutosTempos difíceis. Mas nada como uma crise para nos reinventarmos.

A crise financeira gerada pela pandemia de Covid-19 não poupou quase ninguém. E não foi diferente com esta Revista Autismo e todo o ecossistema da causa. Primeiro nos sentimo chamados a fazer algo pelos eventos do Dia Mundial de Conscientização do Autismo (majoritariamente em março e abril) na iminência de serem cancelados. Nos dias 12 e 13 de março, com o crescimento vertiginoso de mortes pelo novo coronavírus na Itália, vimos que seriam inevitáveis os cancelamentos e adiamentos. Do dia pra noite, organizamos o 1º Congresso Online pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo — que teve um público de mais de 40 mil pessoas, assistindo a 12 horas de conteúdo, em 34 palestras de autistas, pais, especialistas e até Mauricio de Sousa e sua filha Marina. Tamanho foi o sucesso que já planejamos repeti-lo todo ano.

Publicidade
Academia do Autismo

Num segundo momento, nos vimos sem patrocinadores e sem a menor perspectiva de publicar esta edição de junho. Mas, é nessa hora que precisamos seguir a velha expressão “do limão fazer a limonada”. Saímos em busca de novos patrocinadores, de apoio, de suporte, de doações até, para manter a revista viva.

E foi aí que construímos uma edição maravilhosa, não só de conteúdo e design (modéstia à parte), mas também pela maneira como ela foi feita, com a ajuda de muitos: além da compreensão e auxílio dos nossos parceiros e fornecedores, tivemos doações de inúmeros anônimos e o apoio de novos patrocinadores, novos amigos da causa, aos quais somos imensamente gratos — inclusive fizemos, a eles, uma página de agradecimento (veja nossa contracapa).

Saímos desta edição, que começou com nada mais que incertezas, aliviados por não interromper nosso ciclo de publicações trimestrais e, mais do que isso, revigorados e muito mais esperançosos. Ainda que estejamos passando por descomunal crise (estabelecendo um novo “normal” para todas as áreas, quiçá, para a vida humana), sobrevivemos e estamos ainda mais confiantes em manter e expandir nossa missão de levar informação de qualidade a respeito de autismo Brasil afora, quem sabe mundo afora!

Mais uma vez, nosso muito obrigado a todos que colaboraram para que esta edição pudesse existir!

(Este foi o editorial da Revista Autismo nº 9, para o trimestre de junho/2020 a agosto/2020 — veja aqui o índice da edição completa ou baixe a versão digital neste link)

Compartilhe

Autistas da região norte do Brasil falam sobre experiências e dificuldade de diagnóstico em podcast — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Introvertendo
Tommy Hilfiger lança linha adaptada para pessoas com deficiência no Brasil — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Divulgação

Tommy Hilfiger lança linha adaptada para pessoas com deficiência no Brasil

/
Por Redação do Canal Autismo
A Tommy Hilfiger, uma das marcas mais populares de roupas do…