Por

Francisco Paiva Jr.

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Facebook de Francisco Paiva Jr.Linkedin de Francisco Paiva Jr.Twitter de Francisco Paiva Jr.Instagram de Francisco Paiva Jr.Canal no Youtube de Francisco Paiva Jr.

Editorial – Revista Autismo nº 14

6 de setembro de 2021Capa da Revista Autismo edição número 14 (set/out/nov.2021) - Canal Autismo / Revista AutismoRevista Autismo

Tempo de Leitura: 2 minutosHá oito anos eu aguardo para publicar esta reportagem sobre a fake news de que o mundialmente famoso jogador de futebol Lionel Messi seria autista. Conforme o tempo passava, apareciam mais e mais evidências de a notícia ser fraudulenta. Eu, sempre tentando um contato com o jogador para ouvir diretamente dele tal informação, ou da família, porém celebridades quase sempre são inacessíveis. Recorri a amigos na Argentina, Portugal e Espanha… nada. Desisti. Resolvi publicar sem ouvir o craque.

O Messi até poderia ser autista. Mas, quem teria o direito de revelar isso seria o próprio jogador, assim como fez recentemente o bilionário sul-africano Elon Musk, ao vivo, num programa de TV nos EUA. Dizer isso contra a vontade dele já é um tremendo desrespeito. Agora, inventar essa história é ainda pior. Um motivo a mais para lamentar foi isso ter tido origem no Brasil.

Publicidade
Tismoo Biotech

Numa era em que o acesso à informação nunca foi tão facilmente obtido, ironicamente, é quando mais estamos suscetíveis a fake news, a notícias intencionalmente criadas para enganar. Quase toda informação hoje pode ser verificada em poucos minutos. Porém, a ânsia por compartilhar nos meios digitais, por demonstrar saber mais ou saber primeiro que o outro, nos faz cada vez menos leitores, cada vez mais disseminadores de informação — falsa ou não — sem curadoria, sem cuidado, sem o mínimo de atenção. Mal se lê o título! Aposto que muita gente verá a capa desta edição e nem ao menos perceberá aquele “não” na manchete. Pelo contrário, irá dizer algo como “Viu que o Messi é autista? Está na capa da Revista Autismo. Eu já sabia!”, como se fosse uma confirmação. Recorro a James Hetfield numa das melhores músicas do Metallica: “triste mas verdadeiro”.

Já que mencionei a capa, tenho de destacar que foi totalmente criada e desenhada por um autista, o talentosíssimo Lucas Ksenhuk, artista que já faz ilustrações para toda edição da Revista Autismo há muito tempo. Desta vez nos brindou com uma capa digna de ser emoldurada. Um craque!

Compartilhe

Metrô de SP dá treinamento sobre autismo a seus funcionários

Metrô de SP dá treinamento sobre autismo a funcionários após ajudar mãe com 2 filhos autistas

/
Por Redação da Revista Autismo
A Companhia do Metrô de São Paulo realizou um evento para discutir, de forma ampla e interativa, o autismo. As palestras aconteceram na semana passada, 17 de julho, no auditório da Unimetro, no Pátio Jabaquara. A iniciativa deu-se após um atendimento aos filhos de Ana Paula Chacur, mãe de dois autistas, e precisou da ajuda de dois funcionários do Metrô.
Podcast Introvertendo discute expectativas e frustrações de autistas — Revista Autismo

Podcast Introvertendo discute expectativas e frustrações de autistas

/
Por Redação da Revista Autismo
O podcast Introvertendo lançou, nesta sexta-feira (5), um episódio…

Nas bancas, personagem autista André é capa da revista da Turma da Mônica de julho

/
Por Redação da Revista Autismo
O personagem André, criado pelo desenhista Mauricio de Sousa em 2003, especialmente para falar sobre autismo, é capa e o tema da principal história em quadrinhos da revista Turma da Mônica nº 51, de julho de 2019 — "Tem lugar pra todo mundo nessa turma" (Editora Panini, 68 páginas, R$ 6,00).