Canal Autismo

Disfunção executiva no Autismo

Tempo de Leitura: 2 minutos

O que é a disfunção executiva?

Antes de falar sobre as disfunções é necessário entender o que são as funções executivas. Elas são responsáveis pela nossa capacidade de pensar, agir, planejar, tomar decisões e controlar impulsos. Quando acontece uma falha nessas funções, ocorre a disfunção executiva, que é uma característica comum dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

A falta do diagnóstico no autista disfuncional pode levar a um déficit em seu desenvolvimento, podendo se estender para a adolescência e vida adulta, onde a pessoa passa a enfrentar ciclos sociais, vida acadêmica e o mercado de trabalho, tendo dificuldades na elaboração e execução de atividades cotidianas.

Publicidade

Tismoo.meAlguns dos sintomas da disfunção executiva podem se apresentar assim:

Como identificar a disfunção executiva?

É possível identificar problemas relacionados à disfunção executiva a partir da observação do comportamento da criança e adolescente. Dentro da rotina da criança podemos observar os seguintes comportamentos: 

Já os sinais da disfunção executiva em adultos podem se manifestar de maneira diferente e mais sutis que em crianças e adolescentes, como: 

Referências:

 

(Originalmente publicado no Portal da Tismoo)

Sair da versão mobile