13 de dezembro de 2025

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, feito por autistas adultos e voltado a discutir vivências no espectro, publicou nesta sexta-feira (11.dez.2025) o episódio nº 286, intitulado Dia do Orgulho Autista: 20 Anos Depois. A conversa contou com a participação de Tiago Abreu, jornalista, pesquisador, fundador e ex-integrante do projeto, ao lado de Marx Osório, Gustavo Borges e Izabella Pavetits, todos diagnosticados com autismo.

O episódio resgatou a história do Dia do Orgulho Autista e refletiu sobre as transformações da comunidade autista ao longo de duas décadas. A data foi criada no fórum Aspies for Freedom, no Reino Unido, e foi comemorado pela primeira vez em 2005, inclusive no Brasil. A discussão promovida pelo podcast foi baseada na reportagem ‘O primeiro Dia do Orgulho Autista‘, publicada na edição nº 29 da Revista Autismo.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

Diferenças

Durante a discussão, Tiago analisou diferenças internas do movimento e a multiplicidade de compreensões sobre orgulho autista. “A grande tensão que existe é exatamente por essas definições diferentes do que é o orgulho. A data foi criada dentro de um contexto, mas hoje ela é discutida de muitas formas. Isso está muito relacionado à amplitude do espectro e à experiência individual”, argumentou.

Nesse sentido, defendeu que as discussões sobre Orgulho Autista estão relacionadas a questões mais profundas. “Você vai ver o autismo como vilão, como uma coisa
maravilhosa ou você vai tentar seguir o caminho do meio?”, questionou.

Contrastes e desigualdades

O apresentador Marx Osório, por sua vez, argumentou que o autismo escancara as desigualdades sociais e, desta forma, amplia esses contrastes. “Porque aí vem aquela história do autismo de rico. Eu diria que o autismo, se não for diagnosticado e não receber o suporte adequado, é um monstro destruidor. Se nada for feito em relação a ele, ele destrói mesmo”, disse.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e CastBox, além da transcrição completa no site do projeto. O Introvertendo também oferece recursos de acessibilidade, como ferramenta em Libras e versões em vídeo no YouTube do NAIA Autismo.

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Livro infantil ‘Anjo, nunca!’ aborda bullying, identidade e neurodiversidade

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine aqui a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)