1 de dezembro de 2025

Tempo de Leitura: 2 minutos

O 1º Congresso Mineiro TEA na Atualidade reuniu 1.300 participantes em Belo Horizonte (MG), entre autistas, familiares e profissionais de diversas áreas, consolidando-se como um dos maiores encontros sobre transtorno do espectro do autismo (TEA) do país em 2025. Durante três dias, o evento abriu espaço para debates qualificados, atividades formativas e trocas essenciais sobre o neurodesenvolvimento, com uma programação extensa que incluiu mais de 70 palestrantes e 27 workshops, nos dias 15 a 17.nov.2025.

Coordenado pela médica Florence Assis, autista e mãe atípica, ao lado do procurador Gustavo Lavorato e da arteterapeuta Rosely Rossito, o congresso ganhou destaque não somente pela organização, mas pela sensibilidade que move o projeto Montando um Time. Pais de cinco filhos, sendo dois autistas, Florence e Gustavo levaram sua vivência e trajetória de acolhimento para dentro do encontro, fortalecendo o caráter humano e inspirador do evento.

Publicidade
Tismoo.me

Entre as atividades mais elogiadas pelo público, estiveram as palestras do neuropediatra Marcelo Masruha, que conduziu duas sessões esclarecendo dúvidas complexas e dialogando diretamente com a plateia. Também receberam grande reconhecimento as apresentações do neurocientista Júlio Santos, conhecido pela profundidade técnica e clareza, e do neurologista infantil Hélio Van der Linden, cuja didática facilitou a compreensão de familiares e professores. Outros destaques foram Walter Camargos Jr. (psiquiatra), Karine Loutfi (pediatra), Thelma Ribeiro Noce (neuropediatra), Luis Renato Braga Areas Pinheiro (defensor público), Anderson Coelho (fisioterapeuta, presidente do Crefito 4), Vivianne Lima Campos Moura (psicóloga e neuropsicóloga), entre outros.

Mais de 500 professores

A presença da secretária municipal de Educação de Belo Horizonte, Natália Araújo, que participou da abertura destacando o papel da formação docente e o compromisso da rede com práticas inclusivas, de Educação de Belo Horizonte, Natália Araújo, reforçou o compromisso institucional com a inclusão, especialmente diante da participação expressiva de mais de 500 professores da rede municipal.

Além das palestras, o congresso promoveu rodas de conversa, fórum de políticas públicas, atividades artísticas e a gravação de um podcast especial com diversos palestrantes. O evento também abriu espaço para trabalhos científicos, valorizando produções acadêmicas relevantes na área, ficando, em primeiro lugar “Transtorno Do Espectro Autista (TEA) em Crianças do Município de Mariana – MG”, de Lígia Caroline Glória, Nancy Scardua Binda, Isamara Buback Abreu Góes, Renata Cristina Rezende Macedo do Nascimento, Flávia Dias Marques-Marinho; em segundo lugar, “O Programa de Atividades Lúdicas em Diferentes Contextos/UFSJ e a importância do brincar no desenvolvimento infantil: às crianças com TEA”, de Kathleen Simões Elias, orientada por Alessandra Pimentel.

A cobertura completa, com vídeos, fotos e bastidores do evento, está disponível no Instagram oficial: @congressomineirodetea.

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Em Salvador, autistas terão prioridade em matrícula na rede pública

RJ: Conatea retorna em 2025 com debates sobre ciência, corpo e comunidade

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine aqui a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)