19 de novembro de 2025

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Eduardo César Guimarães, jovem de Sorocaba diagnosticado com autismo, passou a frequentar o atletismo depois de um incentivo recebido na escola. A partir desse primeiro contato, foi encaminhado ao projeto Somando Atletismo, onde iniciou treinos regulares e encontrou acompanhamento contínuo. O programa reúne participantes com e sem deficiência e tem como foco ampliar o acesso à atividade física.

De acordo com a reportagem do Globo Esporte, Eduardo passou a integrar uma rotina estruturada ao longo do processo, com treinos de atletismo e atividades em academia. O apoio do Bolsa Atleta permitiu manter o acompanhamento especializado. Sua adaptação ao arremesso de peso ocorreu após testar outras modalidades e encontrar nessa prova o melhor desempenho.

Publicidade
Território Saber - e-book

Suas participações em competições estaduais e nacionais renderam três medalhas paralímpicas, duas obtidas nos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo e outra no Brasileiro Paralímpico de Atletismo. Ele também representa Sorocaba em disputas fora do estado e busca ampliar sua marca pessoal, atualmente de oito metros.

“Sempre que volta das competições, a direção o chama para o pátio e ele fala para os alunos. É um exemplo de que todo mundo é capaz. Ele adora esportes e incentiva os colegas”, disse sua mãe.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

CAA: quando a modelagem não é suficiente na comunicação aumentativa e alternativa

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine aqui a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)