Tempo de Leitura: 2 minutos
O podcast Introvertendo promoveu, no último sábado (1), o evento Karaokê dos Autistas. Com base no Halloween, a programação trouxe uma festa à fantasia com música brasileira para autistas de Goiânia e região metropolitana e foi liberada, nesta sexta-feira (7), como episódio do programa. A festa foi produzida pelo Núcleo de Arte e Inclusão do Autista (Naia Autismo) em parceria com o programa e conduzida pelo apresentador Marx Osório.
O diretor do Introvertendo, Tiago Abreu, explicou que o Karaokê dos Autistas foi uma ideia antiga. “Na geração anterior do programa, chegamos a fazer um episódio de karaokê. E o Naia produz anualmente eventos de Halloween. A ideia, então, era juntar as duas coisas, com o apoio da Faculdade Realiza, que é o ambiente em que os episódios do podcast são produzidos, e que já nos tinham convidado para produzir um episódio diferente no auditório principal”, contou.
O evento também contou com uma fala de três terapeutas que trabalham com autistas adultos no Naia. A musicoterapeuta Beatriz Gontijo explicou que a associação possui vários grupos de acolhimento e interação entre autistas adultos. “Ter um espaço de acolhida, de escuta pros adultos autistas compartilharem suas vivências, seus desafios do dia a dia e também para treinar habilidades sociais. Pra trazer quais são os desafios e também as conquistas, as coisas boas, dividirem entre si para que seja um momento de escuta. Porque muitas vezes fora desse espaço o que a gente vê é que eles não têm esse lugar de escuta”, afirmou.
Marx chegou a participar de um desses grupos por cerca de um ano e apoia a participação de autistas adultos. “Eu sou uma experiência viva de como esse grupo faz uma diferença enorme tanto no desenvolvimento de habilidades sociais quanto no desenvolvimento de outras coisas também que ajudam na nossa convivência lá no ambiente de trabalho e em outras situações onde muitas vezes existe uma demanda social que às vezes não respeita as nossas limitações”, disse.
Canal Autismo





