10 de agosto de 2025

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado de São Paulo inaugurou no início deste mês (01.ago.2025) uma sala de acomodação sensorial (SAS) na estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô e reinaugurou o Centro de Informação para Pessoas com Deficiência na estação Tatuapé.

A sala foi criada para acolher passageiros com transtorno do espectro do autismo (TEA) e outras neurodivergências em momentos de crise sensorial, com isolamento acústico, controle de iluminação e poltronas individuais. Já o Centro de Informação oferece orientação, atendimento humanizado e serviços gratuitos de pequenos reparos em cadeiras de rodas e bengalas.

Publicidade
Genioo

Segundo o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, as iniciativas garantem “autonomia, dignidade, respeito e acolhimento às pessoas com deficiência e neurodivergentes”. A arquiteta idealizadora do projeto, Ana Paula Chacur, destacou: “Acredito que desenhar um espaço que acolha todos os corpos, sentidos e emoções é um desafio potente enquanto arquiteta especialista em autismo, mas transformar esse projeto em uma política pública, tendo como inspiração a vivência de mãe atípica, é a realização mais profunda do meu propósito.”

Com a nova unidade, o sistema metroviário passa a contar com três salas de acomodação sensoriais, abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Adolescente autista é barrado em intercâmbio

Lojas Renner e Specialisterne Brasil abrem vagas para capacitação de pessoas autistas em Cabreúva (SP)

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine aqui a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)