6 de fevereiro de 2019

Tempo de Leitura: 2 minutos

Dia Mundial de Conscientização do Autismo de 2019 falará de tecnologia e participação em sociedade

Por Francisco Paiva Junior, editor-chefe da Revista Autismo

A ONU divulgou, nesta noite de 6.fev.2019, o tema do próximo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado todo 2 de abril (desde 2008): “Tecnologias assistivas, participação ativa”, tratando do uso de ferramentas tecnológicas para auxiliar no dia a dia, mas também para que possam proporcionar voz aos autistas — às vezes, literalmente, como, por exemplo, pessoas não verbais, que dependem de equipamentos para se comunicarem e, consequentemente, participar de forma mais ,efetiva da sociedade.

Publicidade
Congresso Extraordinário

“Para muitas pessoas no espectro do autismo, o acesso a tecnologias assistenciais a preços acessíveis é um pré-requisito para poder exercer seus direitos humanos básicos e participar plenamente da vida de suas comunidades e, assim, contribuir para a realização dos ODS. A tecnologia assistiva pode reduzir ou eliminar as barreiras à sua participação em igualdade com as demais”, diz o texto de lançamento do tema.

O evento que acontece anualmente, todo 2 de abril, na sede da ONU em Nova York (EUA) se concentrará, neste ano, em alavancar o uso de tecnologias assistivas para pessoas com autismo como uma “ferramenta para remover as barreiras à sua plena sustentabilidade social, econômica e social. participação política na sociedade e na promoção da igualdade, equidade e inclusão”. Os tópicos a serem abordados nas discussões do evento serão:

  • A Internet e as comunidades digitais: nivelando o jogo
  • Vida independente: tecnologia de casa inteligente (smart home) e outras
  • Educação e emprego: comunicação e funcionamento executivo
  • Telemedicina: abrindo as portas para os cuidados com a saúde
  • O direito de ser ouvido: participação política e defesa dos direitos

2018

O tema do ano passado foi o empoderamento de mulheres e meninas com autismo.

COMPARTILHAR:

Uber expulsa autista do carro na BR-101

Revista Autismo número 4 — índice

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)